Governo dos EUA classifica grupos Antifa europeus como terroristas globais reconhecidos
Governo dos EUA classifica quatro grupos Antifa da Europa como terroristas, incluindo a Antifa Ost e a FAI/FRI, em resposta a ataques violentos e ideologias extremistas
Governo dos EUA classifica grupos Antifa europeus como terroristas
Na quinta-feira (13), o secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou que quatro grupos Antifa da Europa foram classificados como terroristas. As organizações da Alemanha, Itália e Grécia foram designadas como Terroristas Globais Especialmente Designados e devem ser reconhecidas como organizações terroristas estrangeiras na próxima semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa decisão coloca o Antifa Ost, a FAI/FRI (Federação Anarquista Informal/Frente Revolucionária Internacional), a Autodefesa Revolucionária de Classe e a Justiça Proletária Armada na mesma categoria de grupos como o ISIS-K e o al-Shabaab. A medida ocorre em meio à pressão do presidente Donald Trump para que ações sejam tomadas contra esses grupos, que carecem de uma estrutura centralizada ou liderança definida.
Acusações e ações do governo
Rubio acusou os grupos da Antifa de se basearem em “ideologias anarquistas ou marxistas revolucionárias”, incluindo antiamericanismo e anticristianismo, utilizando essas crenças para justificar ataques violentos tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um relatório do Departamento de Estado dos EUA destaca que a Antifa Ost, com sede na Alemanha, realizou ataques contra indivíduos considerados “fascistas” entre 2018 e 2023.
Além disso, a Antifa Ost é acusada de ter realizado uma série de ataques em Budapeste em fevereiro de 2023 e foi designada como organização terrorista na Hungria no início deste ano. O documento também menciona que a FAI/FRI assumiu a responsabilidade por ameaças de violência e ataques a instituições políticas e econômicas.
Leia também:
Operações dos EUA no Caribe chocam G7: Críticas da UE e defesa de Blinken
BBC pede desculpas a Donald Trump por documentário polêmico que gerou crise na emissora
Revelações bombásticas: Epstein insinuou ter fotos de Trump com garotas de biquíni
Reivindicações de ataques
A Autodefesa Revolucionária de Classe é citada por ter reivindicado dois ataques com artefatos explosivos improvisados contra o Ministério do Trabalho da Grécia e os escritórios da Companhia Ferroviária Helênica, ocorridos em fevereiro e abril de 2024, respectivamente.
A Justiça Proletária Armada também é mencionada por ter reivindicado a responsabilidade por um ataque próximo ao quartel-general da polícia de choque grega em dezembro de 2023.
Com a ação do governo Trump, todos os bens pertencentes a esses grupos nos EUA serão bloqueados, e cidadãos americanos estão proibidos de fornecer apoio material a eles de forma consciente.
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












