Governo do Rio de Janeiro Deporá perante CPI do Senado
O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL-RJ), participará de uma oitiva que será realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado do Senado. O evento está marcado para a próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Castro foi formalmente convidado pelo colegiado e já confirmou sua presença noitiva.
Primeiro a Depor
O governador Castro será o primeiro a depor entre as 22 autoridades que foram chamadas pela CPI. A lista inclui governadores e secretários de Segurança Pública de 10 estados, além do Distrito Federal. A ordem das demais oitivas ainda não foi definida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Objetivos da Investigação
A CPI, instalada em 4 de novembro, tem como foco principal investigar o avanço de facções criminosas, o envolvimento de agentes públicos em atividades ilegais e as falhas nas políticas de segurança pública. A relevância do tema aumentou após um evento específico, que impulsionou a necessidade de uma análise aprofundada.
Entendendo as Decisões dos Gestores
Para o presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), as oitivas dos gestores públicos representam uma etapa crucial nas investigações. “Esses são os responsáveis por comandar as Polícias Civis e Militares, além das estruturas estaduais que atuam na prevenção, investigação, policiamento ostensivo, gestão do sistema prisional e formulação das políticas de segurança pública”, afirmou Contarato.
LEIA TAMBÉM!
O objetivo é entender as decisões, prioridades, limitações orçamentárias e os desafios de coordenação federativa.
Lista de Convidados
Além de Claudio Castro, outros 10 governadores foram convidados a participar das oitivas. A lista inclui: Clécio Luís (Amapá), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Raquel Lyra (Pernambuco), Elmano de Freitas (Ceará), Paulo Dantas (Alagoas), Jorginho Mello (Santa Catarina), Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ibaneis Rocha (Distrito Federal) e Tarcísio de Freitas (São Paulo).
