Governo do Paraná Aumenta Exportação de Grãos e Farelos
O governo do Paraná está focado em aumentar a exportação de grãos e farelos pelos portos de Antonina e Paranaguá. As obras do Moegão devem ser finalizadas até fevereiro de 2026. Este complexo logístico centralizará o recebimento de trens carregados com granéis sólidos, distribuindo as cargas para 11 terminais interligados, o que promete elevar a eficiência e a capacidade de exportação.
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Com um investimento de R$ 650 milhões, oriundos de recursos próprios e financiamento do BNDES, o Moegão terá a capacidade de receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos anualmente, atendendo aos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex).
Atualmente, cerca de 550 vagões são descarregados diariamente, e esse número deve aumentar para 900 após a conclusão das obras, permitindo a movimentação de até 68 mil toneladas de produtos por dia.
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Até agora, 87% da parte civil, 85,24% da mecânica e 57,81% da parte elétrica do projeto já foram finalizadas. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, afirmou que “o Moegão vai revolucionar a logística ferroviária do Paraná e beneficiar toda a cadeia produtiva”.
Expansão do Porto de Paranaguá
O Moegão faz parte de um extenso plano de modernização do Porto de Paranaguá, que é o segundo maior exportador de commodities agrícolas do Brasil, perdendo apenas para Santos (SP). Em abril de 2025, a Portos do Paraná finalizou a regularização de todas as áreas arrendáveis, por meio de nove leilões, resultando em R$ 5,7 bilhões em investimentos e mais R$ 1,1 bilhão em outorgas.
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Está prevista a conclusão do píer em “T”, que contará com quatro novos berços de atracação, com investimentos de R$ 2,2 bilhões das arrendatárias e R$ 1 bilhão do governo estadual. Além disso, a ampliação do canal de acesso, concedida em outubro, permitirá a chegada de navios maiores, aumentando a capacidade de carga de 78 mil para 125 mil toneladas por embarcação.
Movimentação nos Portos
Entre janeiro e os primeiros 15 dias de dezembro de 2025, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 70 milhões de toneladas de produtos, estabelecendo um recorde histórico para a empresa pública e superando a produtividade de 2024. Este volume representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.
Paranaguá se destaca como o maior exportador de carnes (frango, bovino e suíno) entre os portos brasileiros, respondendo por cerca de 40% da exportação nacional. O porto também é o principal canal de embarque de óleo de soja e ocupa a segunda posição em carregamento de soja e farelo no país.
Em 2025, mais de 11 milhões de toneladas de fertilizantes foram recebidas em Paranaguá e Antonina.
