O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que a finalização do Sistema de Adutoras do Seridó, uma das principais obras de abastecimento de água em andamento no Rio Grande do Norte, não sofrerá impactos devido aos desafios financeiros enfrentados pelo Governo Federal. Ele também informou que pretende visitar o estado em breve para acompanhar […]
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, declarou que a finalização do Sistema de Adutoras do Seridó, uma das principais obras hídricas em andamento no Rio Grande do Norte, não será afetada pelos atuais problemas financeiros do Governo Federal. Ele também informou que em breve se deslocará para o estado para visitar a obra e inaugurar outros projetos. A informação foi divulgada durante entrevista ao programa Bom dia, ministro, do canal Gov, na última quarta-feira (5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro ressaltou que os serviços hídricos na região Seridó são considerados prioridade. “Essas obras estão como prioridade número um. Irei ao Rio Grande do Norte e vou visitar o Seridó. Vou em Timbaúba dos Batistas para entregar o Açude do Riacho da Volta, que vai atender 587 pessoas, e vou anunciar licitação de adutora. [Além disso], vou entregar 14 sistemas de dessalinização e 68 poços na região.”
Outro compromisso mencionado por Waldez Goés é a visita ao Sistema Adutoras do Seridó. “Há prioridade para o presidente Lula e não faltarão recursos”, ressaltou. Com todos os problemas fiscais, o presidente não tem deixado faltar recursos para a Defesa Civil, desenvolvimento regional e, sobretudo, segurança hídrica.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Sã Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o sistema é dividido em dois eixos: Norte e Sul. O projeto visa fornecer água para abastecimento humano a 22 municípios. Em sua conclusão, o empreendimento beneficiará 294 mil pessoas. A estimativa é que sejam investidos R$610 milhões até a finalização da obra.
Os municípios abrangidos pelo sistema são Acari, Bodó, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Ipueira, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, São Fernando, São Vicente, São João do Seridó, São José do Seridó, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte, e Timbaúba dos Batistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou, em publicação nas redes sociais na segunda-feira (9), a visita do ministro ao Estado, que ocorrerá dentro da programação da caravana Caminho das Águas, e destacou as principais obras de segurança hídrica em solo potiguar. Dentre elas, o Ramal do Apodi, com mais de 70% das obras efetivadas.
Fonte por: Tribuna do Norte
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.