Geraldo Alckmin revela investimento de R$ 10 bilhões para modernizar a frota de caminhões no Brasil, reduzindo juros e impulsionando a economia. Saiba mais!
Em uma breve conversa com jornalistas em Ribeirão Preto, na Concessionária Rodonaves da Iveco, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo destinará R$ 10 bilhões para a redução da taxa de juros na renovação da frota de caminhões no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da visita à Rodonaves, Alckmin também esteve na concessionária Santa Emília, da Volkswagen, em Ribeirão Preto, onde acompanhou os programas Carro Sustentável-Mover e Move Brasil. O ministro destacou que a meta é reduzir a taxa de juros de 22% a 25% para 13% a 14%, facilitando o financiamento de caminhões novos.
Alckmin ressaltou que a renovação da frota de caminhões é essencial para o crescimento da indústria automotiva, geração de empregos e melhoria da logística no país. “Um caminhão Euro 6 polui 40 vezes menos que um caminhão com mais de 20 anos”, afirmou, enfatizando a importância do programa para o meio ambiente e a economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro também mencionou que o financiamento abrangerá caminhões seminovos, a partir de 2012. “Queremos atender caminhoneiros, cooperados e empresas, permitindo que troquem veículos antigos por modelos mais novos”, explicou.
De acordo com Alckmin, os caminhoneiros terão um período de carência de seis meses para iniciar o pagamento da primeira prestação do financiamento. Para garantir a oferta de crédito, 80% do financiamento contará com um fundo garantidor.
“Já está em vigor. Os caminhoneiros podem procurar as concessionárias e bancos que estão prontos para financiar, incluindo os bancos das montadoras”, concluiu o ministro. Essa iniciativa visa não apenas a modernização da frota, mas também a melhoria das condições de trabalho dos caminhoneiros.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.