Governo de SP acelera PPP da Linha Violeta-16 com audiências públicas
Expansão do Metrô: Nova fase terá 19 km, 16 estações e conexões com 8 linhas!
Linha 16-Violeta: Avanço no Leilão da Nova Estação
O governo do estado de São Paulo deu mais um passo importante na concretização do leilão para a construção da Linha 16-Violeta, também conhecida como Linha dos Parques. A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) promoverá audiências públicas para apresentar e discutir o projeto da Parceria Pública-Privada (PPP), conforme divulgado à EXAME e será publicado no Diário Oficial do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes das Audiências Públicas
As sessões de audiência pública estão agendadas para os dias 7 e 8 de outubro. A primeira ocorrerá de forma presencial no Auditório do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), às 9 horas. Já a segunda será realizada exclusivamente online, às 15 horas, com transmissão ao vivo no canal oficial do Governo de São Paulo no YouTube (www.youtube.com/@governosp).
Cronograma e Investimentos
O governo, liderado pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), pretende publicar o edital até o início de 2026, com o leilão previsto para o primeiro semestre do ano que vem. O investimento total do projeto é de R$ 37,5 bilhões, abrangendo 19 quilômetros de extensão e 16 estações, conectando a zona leste à zona oeste da capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Extensão e Integrações
O projeto prevê uma segunda fase, estendendo a linha até Cidade Tiradentes. A Linha 16-Violeta terá diversas integrações com outras linhas de metrô, incluindo a Linha 1-Azul na estação Ana Rosa, a Linha 2-Verde nas estações Ana Rosa e Anália Franco, a Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire, a Linha 6-Laranja na estação São Carlos, a Linha 10-Turquesa na estação São Carlos, e com as futuras linhas 19-Celeste na estação Jardim Paulista, 20-Rosa na estação Teodoro Sampaio e 22-Marrom também na estação Teodoro Sampaio.
Estações da Linha 16-Violeta
As estações da Linha 16-Violeta incluem: Teodoro Sampaio, Oscar Freire, Jardim Paulista, Parque Ibirapuera, Dante Pazzanes, Ana Rosa, Parque Aclimação, Parque Independência, São Carlos, Paes de Barros, Vila Prudente, Álvaro Ramos, Resende Feijó, Anália Franco e Abel Ferreira.
Leia também:
Professor Ignacio Cano critica operação policial no Rio de Janeiro e aponta tragédia de 121 mortes
José Cláudio Souza Alves critica a violência estatal e o crime organizado no Brasil em entrevista esclarecedora
Datafolha: 91% do Brasil Apoia Regulamentação de Bebidas e Alimentos Ultraprocessados
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.












