Governo de São Paulo lança programa Prontos pro Mundo, oferecendo intercâmbio para alunos da rede pública em 2026, com a Irlanda como novo destino!
O governo de São Paulo lançou um programa que promove intercâmbio internacional, abrangendo quatro países europeus. Essa iniciativa, semelhante ao antigo programa federal Ciência sem Fronteiras, oferece a alunos da rede pública a oportunidade de estudar fora do Brasil por três meses, com todas as despesas custeadas pelo Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2026, uma novidade significativa é a inclusão da Irlanda como um dos destinos, marcando sua primeira participação no programa. A proposta é coordenada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e conta com o apoio do governo de Tarcísio de Freitas.
O programa Prontos pro Mundo visa proporcionar uma experiência internacional a estudantes do Ensino Médio da rede pública. A seguir, são apresentados mais detalhes sobre a iniciativa e os países participantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2026, os alunos selecionados terão a oportunidade de embarcar para quatro destinos, com a Irlanda sendo a grande novidade deste ano. O país se junta a outros três já participantes do programa.
O programa Prontos pro Mundo leva anualmente 1.000 estudantes para países de língua inglesa, com duração de 90 dias. Durante esse período, todos os custos são cobertos pelo Governo do Estado, incluindo passaporte, visto, passagens aéreas, hospedagem, transporte, matrícula na escola e uma bolsa para despesas pessoais.
A seleção dos alunos começa no 9° ano do Ensino Fundamental, e aqueles que se destacam passam por um curso de inglês no 1° ano do Ensino Médio antes de concorrer às vagas do intercâmbio.
Diferente do Ciência sem Fronteiras, que focava na formação acadêmica e pesquisa para graduação e pós-graduação, o programa paulista é exclusivo para alunos do Ensino Médio da rede estadual.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.