Governo de São Paulo institui sistema de cotas para pessoas com deficiência em universidades estaduais

A medida também se aplica às Faculdades de Tecnologia e Institutos Tecnológicos.

11/07/2025 14:49

1 min de leitura

Governo de São Paulo institui sistema de cotas para pessoas com deficiência em universidades estaduais
(Imagem de reprodução da internet).

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou a Lei 18.167, que determina a reserva de cotas para pessoas com deficiência em cursos técnicos e universidades estaduais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) estão incluídas na lista de instituições que deverão implementar a reserva ecológica, com prazo máximo de dois anos para a adaptação.

Antes da aprovação, as instituições tinham a prerrogativa de incluir ou não candidatos com deficiência em seus processos seletivos. Atualmente, elas estão obrigadas a reservar vagas nesses processos.

Leia também:

As instituições de ensino devem destinar, no mínimo, a mesma proporção de vagas para pessoas com deficiência que a registrada na população do estado de São Paulo no último Censo do IBGE. Em 2022, esse índice foi de 6,3%.

Se as vagas não forem preenchidas, as remanescentes podem ser direcionadas aos demais candidatos. A Lei 18.167 também estabelece que as pessoas com deficiência aprovadas nos concursos seletivos terão direito a acompanhante especializado, caso a necessidade seja comprovada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

53,5% dos estudantes ingressados na USP em 2025 eram provenientes de escolas públicas.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.