Governo de Luiz Inácio Lula da Silva reafirma compromisso com redução da jornada de trabalho
Governo de Luiz Inácio Lula da Silva reafirma compromisso em eliminar a jornada 6×1 e propõe jornada 4×3 com 36 horas semanais. Novas mudanças à vista!
Compromisso do Governo com a Redução da Jornada de Trabalho
Os ministros Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral, e Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, reafirmaram nesta terça-feira (2) o compromisso do governo em eliminar a jornada 6×1. A declaração ocorreu após o relator da subcomissão na Câmara, Luiz Gastão (PSD-CE), apresentar um parecer que propõe a redução da carga semanal para 40 horas, mantendo o mesmo número de dias trabalhados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a coletiva, Gleisi enfatizou que a alteração na jornada de trabalho é uma das prioridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela também mencionou a recente ampliação da isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil, sancionada no último domingo (30). “O fim da escala 6×1 contribui para garantir qualidade de vida à maioria dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil”, declarou a ministra.
Proposta Alternativa do Governo
Como alternativa ao parecer de Gastão, o governo defende a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25, que sugere a implementação da jornada 4×3, com um limite de 36 horas semanais. A subcomissão especial que analisa a jornada 6×1 está agendada para se reunir nesta quarta-feira (3), às 9h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após essa reunião, o parecer será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise. A discussão sobre a jornada de trabalho continua a ser um tema central nas pautas do governo.
Leia também:
Davi Alcolumbre e Edson Fachin dialogam sobre crise entre os Poderes e próximos passos no STF
Lula critica emendas impositivas e as classifica como “grave erro histórico” em reunião importante
Gilmar Mendes suspende artigos de 1950 sobre afastamento de ministros do STF e altera impeachment
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












