Governo cria comissão especial para intensificar ações ambientais
A entidade governamental irá incorporar, coordenar e promover atividades durante a Conferência do Clima em Belém.

O Ministério Público do Estado do Pará instituiu uma comissão específica para monitorar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ( COP30 ), a ser realizada em Belém, entre os dias 5 e 21 de novembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa foi formalizada pela Portaria nº 2501/2025-MP/PGJ, lançada no último dia 18 de junho, com o propósito de unificar, harmonizar e divulgar as ações do MPPA vinculadas ao evento, que reunirá participantes de diversas nações em debates sobre políticas públicas e acordos para mitigar as alterações climáticas.
A Comissão COP30/MPPA será responsável por identificar e reunir ações judiciais e extrajudiciais em curso ou em desenvolvimento relacionadas à conferência, além de promover articulações internas e externas para fortalecer a atuação do Ministério Público.
Leia também:

Motéis se adaptam e incorporam-se ao mercado de hospedagem voltado a turistas

Operações da PF fecharam cinco garimpos ilegais de ouro e destruíram equipamentos no Pará

Igrejas se unem e formam plataforma solidária de hospedagens
Será também responsabilidade do grupo propor estratégias de comunicação para divulgar as iniciativas institucionais e elaborar relatórios periódicos com informações atualizadas.
Com caráter temporário, a comissão funcionará até o encerramento da COP30, podendo ter seu prazo prorrogado por decisão do procurador-geral de Justiça. A coordenação será exercida pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A comissão contará com representantes de diversas áreas estratégicas do MPPA, incluindo os Centros de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Cível, Processual e do Cidadão; dos Direitos Sociais; Ambiental; da Infância e Juventude; além do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e da Procuradoria de Justiça.
O encontro reunirá presidentes, líderes governamentais, representantes de organismos internacionais, entidades da sociedade civil e profissionais da área, buscando debater e promover acordos para diminuir as emissões de gases do efeito estufa e combater o aquecimento global.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Pedro Santana
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.