Governo chinês concede apoio financeiro para a admissão de jovens sem emprego

O governo chinês oferecerá 1.500 yuans (R$ 1.100) por cada novo funcionário entre 16 e 24 anos até o final do ano.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo chinês anunciou na quarta-feira (9.jul.2025) que concederá um auxílio de 1.500 yuans (R$ 1.100) a empresas e organizações sociais por cada contratação de jovens desempregados entre 16 e 24 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A determinação permanecerá em vigor até o final do ano corrente. Os contratos de trabalho devem abranger totalmente as contribuições para o seguro-desemprego, acidentes de trabalho e pensões, por um período mínimo de 3 meses. Segue a íntegra do anúncio do Gabinete Geral do Conselho de Estado da China (PDF – 172 kB, em inglês).

Com o novo auxílio, o governo chinês visa diminuir dois dos principais desafios da economia, que são o aumento do consumo doméstico e a redução da taxa de desemprego juvenil.

LEIA TAMBÉM!

O governo chinês está atento a um período de deflação, conforme evidenciado pelo Poder360, situação que desestimula novos investimentos e aponta para uma menor procura por produtos.

Apesar do Índice de Preços ao Consumidor registrar um aumento de 0,1% – a primeira alta na inflação nos últimos 5 meses –, o Índice de Preços ao Produtor apresentou uma queda de 3,6%, a maior desde julho de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A disputa tarifária com os Estados Unidos afeta diretamente o ritmo do consumo na China.

Em relação ao desemprego entre jovens, dados do Escritório Nacional de Estatísticas da China indicam que, em maio deste ano, 14,9% dos jovens de 16 a 24 anos – excluindo estudantes – estavam desempregados.

A taxa de jovens desempregados é menor que a observada em abril (15,8%), porém maior que a do mesmo período do ano anterior (14,2%).

O desemprego juvenil apresenta a maior taxa em relação às demais faixas etárias, onde a incidência de desempregados não ultrapassa os dois dígitos.

Em maio, a taxa de desemprego entre os indivíduos com idades de 25 a 29 anos foi de 7%, enquanto para aqueles com idade entre 30 e 59 anos, foi de 5,9%.

Com o auxílio financeiro, o governo chinês pretende impulsionar aproximadamente 310 mil contratações de jovens.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile