Governo argumenta favorável à união para crescimento econômico duradouro

Afirmações foram proferidas no CNN Talks – Potência Verde.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Especialistas e autoridades participantes do CNN Talks – Potência Verde defenderam a integração para o desenvolvimento econômico sustentável, enfatizando a importância de ações conjuntas com diversos níveis de governo e os produtores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, destacou que o Brasil é uma potência verde, considerando, sobretudo, a vegetação nativa.

Ele ressaltou que a produção e a produtividade dependem dessas áreas nativas e destacou a importância de construir uma agenda que incorpore ações de conservação envolvendo os produtores rurais, considerando essas áreas como ativos.

LEIA TAMBÉM!

Secretário de Estado do MMA: Desmatamento reduzido é diferencial para viabilizar acordos

“Temos tudo para que as coisas funcionem, precisamos estabelecer uma agenda robusta que elimine o desmatamento tanto legal quanto ilegal das áreas nativas”, declarou, acrescentando: “O desmatamento é uma fumaça que mascara os avanços que ocorrem no país”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jaime Verruck, secretário de Estado do Mato Grosso do Sul, ilustrou o processo de construção coletiva, envolvendo o ministério, o governo local e a comunidade, em relação ao Pantanal, que possibilitou a tomada de decisão estratégica sobre o que deveria ser feito em relação ao bioma.

Alcançou a estruturação, em articulação conjunta, para estabelecer a legislação que poderia ser aprovada. Só se consegue se há construção coletiva.

Secretário do Mato Grosso diz que o mundo tem dificuldade em compreender a agricultura brasileira.

Adicionalmente, destacou que já foi possível gerar créditos de carbono, com iniciativas que já o estão comercializando. Verruck apontou que a produção com carbono neutro vai valorizar toda a estrutura do ativo.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento legal que visa registrar e controlar as informações sobre imóveis rurais, com o objetivo de integrar as informações ambientais à gestão territorial. Ele permite o acompanhamento da situação ambiental dos imóveis.

O secretário também deseja a validação de 100% do CAR (Cadastro Ambiental Rural) no Brasil.

Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de SP, também destacou a importância do CAR, avaliando que o cadastro é considerado um compromisso com o reflorestamento e a preservação da terra.

Alcançou 200 mil até o final do ano e validou 100% até o final do governador Tarcísio de Freitas.

O secretário de Agricultura afirma que o estado de São Paulo irá liderar a transição energética no país.

O secretário também defendeu o diálogo na questão climática e que sempre há espaço para melhorias, mas ressaltou o foco da atual gestão paulista no assunto.

São Paulo vai manter-se uma potência agroambiental em crescimento, tanto na produção quanto na preservação.

O evento CNN Talks “Potência Verde” reuniu especialistas e autoridades para discutir agricultura regenerativa, bionergia e clima, antecedendo a COP30, a Cúpula do Clima da ONU, que será realizada em novembro, em Belém, capital do Pará.

A série “Rota Bioceânica” foi apresentada pelo analista da CNN Brasil, Caio Junqueira. O corredor bioceânico é uma alternativa ao Porto de Santos e será integrado a quatro países da América do Sul, incluindo o Brasil.

A previsão indica que a rota poderá diminuir em 17 dias o tempo de transporte de mercadorias do Brasil para a Ásia, e em 30% o custo do frete em comparação com a operação via Porto de Santos, pelo Oceano Atlântico.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile