A cidade de Belém sediará a XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, no dia 13 de agosto, no Parque da Cidade, principal espaço dos diálogos das áreas Azul e Verde da COP30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião reunirá as lideranças dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para debater os preparativos da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que ocorrerá na capital paraense entre 10 e 21 de novembro de 2025.
Com menos de 100 dias do evento, o fórum visa consolidar uma posição federativa unificada em relação à agenda climática brasileira. A programação inclui a apresentação das contribuições estaduais em áreas como descarbonização, financiamento climático, justiça ambiental e transição energética.
LEIA TAMBÉM!
O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima, também participará das discussões. Anfitrião do evento, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou que o momento exige liderança política e cooperação entre os estados.
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil e, notadamente, para a Amazônia. Belém será a representante de um país que almeja crescer com responsabilidade climática e justiça social. O Brasil precisa se expressar ao mundo com uma única voz, e essa voz emerge da união de nossos estados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O coordenador do FÓRMUM e governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), destacou que esta será uma edição especial do evento, focada nos desafios globais mais prementes.
Será um momento de extrema importância para discutirmos mudanças climáticas, preservação da Amazônia, transição energética e a revisão do Acordo de Paris. Cada governador poderá apresentar as ações que vem implementando em seu estado.
A reunião ocorreu.
O Fórum é uma instância permanente de articulação política entre os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.
Desde a sua criação, atua no alinhamento de posições sobre temas de interesse nacional e como canal direto de interlocução com o governo federal.
Fonte por: CNN Brasil