Governadores avaliam o envio da Guarda Nacional às cidades classificadas como “abuso de poder”
Dezenove líderes democratas manifestaram sua condenação aos planos de Trump de enviar agentes para outros locais.

Governadores democratas de 19 estados dos EUA divulgaram uma declaração conjunta nesta quinta-feira (29) manifestando sua condenação aos planos do presidente Donald Trump de utilizar a Guarda Nacional em outras cidades, após ações semelhantes em Los Angeles e Washington.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se, em Illinois, Maryland ou Nova York, ou em qualquer outro estado, o presidente enviar a Guarda Nacional de um estado sem a solicitação e o consentimento do governador desse estado, isso representa um abuso de poder alarmante, ineficaz e prejudica a missão de nossos militares. Essa interferência federal caótica na Guarda Nacional dos estados deve terminar.
Dezenove governadores democratas – incluindo alguns que já se opuseram ao governo, como Kathy Hochul, de Nova York, Wes Moore, de Maryland, JB Pritzker, de Illinois, e Gavin Newsom, da Califórnia – assinaram a declaração.
Leia também:

Especialista afirma que Israel busca extinguir a solução de dois Estados

Ataque da Rússia danifica instalação da UE em Kiev

Ataque em escola nos EUA foi o quarto registrado na cidade em 24 horas
Após o envio da Guarda Nacional para conter protestos em Los Angeles e diminuir a criminalidade na capital, o governo Trump pretende ampliar sua agenda contra o crime em Chicago. O presidente também considerou analisar a situação em Nova York.
No início desta semana, Trump assinou um decreto estabelecendo “unidades especializadas” na Guarda Nacional que serão “especificamente treinadas e equipadas para lidar com questões de ordem pública”, indicando que ele pretende ampliar o papel das Forças Armadas dos EUA nas atividades policiais domésticas em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente declarou que só ativaria o envio de tropas para combater o crime após solicitação formal dos governadores.
“Podemos simplesmente agir e fazer isso, o que provavelmente é o que devemos fazer”, declarou Trump.
Trump obteve certas prerrogativas presidenciais que poderia empregar para mobilizar a Guarda Nacional e agências federais de segurança pública a cidades americanas com o objetivo de combater o crime, embora tal ação seja inédita e, segundo alguns especialistas e autoridades locais, passível de ilegalidade.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)