Governador do Tocantins fica afastado sob suspeita de desvio de recursos durante a pandemia
O ex-juiz Wanderlei Barbosa é investigado pela Polícia Federal em decorrência de apurações do STJ, com suspeita de desvio de recursos no valor de R$ 73 …

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), teve o cargo afastado nesta quarta-feira 3, sob acusação de desvio de recursos públicos durante a pandemia de Covid-19. O valor total do prejuízo apurado pelas investigações é de 73 milhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Barbosa é alvo de operação da Polícia Federal, após investigações em sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A PF aponta “fortes indícios” do esquema, que teria ocorrido entre 2020 e 2021.
A Polícia Federal aponta que os investigados usaram o estado de emergência em saúde pública e a assistência social para fraudar contratos de fornecimento de cestas básicas.
Leia também:

Governo afirma que Bolsonaro não incentivou a contestação dos resultados eleitorais

Lula afirma que não demonstrou choro, mas agiu em defesa de sua posição durante o julgamento

Qual o significado do Caso Dreyfus, relembrado pelo argumento de Bolsonaro na análise do esquema de fraude eleitoral?
A quantia desviada teria sido utilizada, conforme o inquérito, na aquisição de imóveis de alto padrão, compra de gado e pagamento de despesas pessoais dos implicados.
A CartaCapital contatou o governo do Tocantins e espera resposta. Com a saída de Barbosa, o vice, Laurez Moreira (PSD), assume o cargo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto de 2024, Barbosa já havia sido alvo de outra operação da PF referentes às mesmas denúncias. Na ocasião, ele negou participação no esquema e afirmou não autorizar os pagamentos.
Em operação nesta quarta-feira, mais de 200 agentes executam 51 mandados de busca e apreensão para a obtenção de novas evidências, em Palmas e Araguaína, no Tocantins, além do Distrito Federal, Imperatriz (MA) e João Pessoa (PB).
Wanderlei Barbosa é uma figura conhecida.
Atualmente governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa também foi vereador de Porto Nacional, na região metropolitana de Palmas, e da própria capital, onde exerceu mandatos na Câmara Municipal por cinco períodos.
Ele também foi deputado estadual por dois períodos, até ser indicado como vice-governador em 2018. Em 2021, tomou posse no cargo após a renúncia de Mauro Carlesse (PP), que foi afastado devido a acusações de suborno por obstruir investigações sobre irregularidades no governo.
Em 2022, Carlesse foi formalmente removido do cargo. Na mesmaquele, Barbosa foi eleito para um novo mandato na primeira votação.
Em junho, Barbosa se encontrava em Israel, conforme informado pelo governo, para participar de agendas diplomáticas, institucionais e técnicas relacionadas à inovação, agricultura e cibersegurança.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.