O governador da Califórnia, Gavin Newsom, acusou o presidente Donald Trump de criar uma “crise inventada” para poder assumir o controle da milícia do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele está gerando medo e terror para assumir o controle de uma milícia estadual e infringir a Constituição dos EUA. A ordem ilegal que ele sancionou pode possibilitar o envio de militares para QUALQUER ESTADO que ele desejar. Todo governador – seja democrata ou republicano – deve rejeitar essa abusividade de poder escandalosa, escreveu Newsom em uma publicação na rede X (antigo Twitter).
Estamos processando Donald Trump.
LEIA TAMBÉM!
Esta é uma crise fabricada. Ele está criando medo e terror para tomar o controle de uma milícia estadual e violar a Constituição dos EUA.
A ordem ilegal que ele assinou poderia permitir que ele enviasse o exército para QUALQUER ESTADO que desejasse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cada governador — vermelho ou…
Gavin Newsom (@GavinNewsom) 9 de junho de 2025
Newsom prosseguindo:
Há excesso de hipérbole aqui. Mas isso não é dela. Trata-se de um passo evidente em direção ao autoritarismo que ameaça os fundamentos da nossa república. Não devemos tolerar que persista.
As tensões entre o governo Trump e autoridades da Califórnia intensificaram-se neste fim de semana, após o presidente decidir enviar 2.000 membros da Guarda Nacional para a região de Los Angeles, uma medida que os líderes democratas do estado consideraram um escalonamento desnecessário, em face dos protestos contra as políticas de imigração do governo.
Fonte por: CNN Brasil