Em resposta à medida que estabelece tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, anunciado nesta quarta-feira (30), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comunicou que está organizando reuniões com representantes do setor produtivo, outros governadores e o Governo Federal para analisar os impactos efetivos da medida e debater possíveis ações coordenadas para empresários e trabalhadores baianos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O petista afirmou que os Estados Unidos mantiveram as tarifas sobre diversos produtos, como manga e café, porém desistiram de impostos adicionais sobre celulose e derivados de petróleo da Bahia.
Jerônimo retorna a se reunir com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), tendo já formado, neste mês, um grupo de trabalho com ela.
LEIA TAMBÉM!
A incidência de tarifas sobre as empresas baianas será avaliada para, em seguida, discutir estratégias de proteção ao setor.
Em Brasília, nos dias 5 e 6 de agosto, o governador tem agendadas reuniões com o Consórcio Nordeste e representantes do Governo Federal. O objetivo é consolidar uma posição regional e encaminhar as demandas diretamente ao presidente Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jerônimo explicou que o objetivo é alcançar um patamar em que o diálogo diplomático seja possível.
O governador baiano mencionou, ainda, que buscou a ApexBrasil, que atua em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para implementar na Bahia uma agência focada no reforço das exportações.
A iniciativa deverá ser implementada em parceria com outros estados do Nordeste, visando identificar novos mercados e assegurar a permanência das exportações da região.
Trump anuncia alteração na fórmula da Coca-Cola nos EUA.
Fonte por: CNN Brasil