Google nega vazamentos e diz que relatos são “imprecisos”

Empresa nega violação de dados, diz que relatos são interpretação equivocada sobre credenciais roubadas. Leia no Poder360.

28/10/2025 12:43

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Google Desmente Vazamento de 183 Milhões de Senhas do Gmail

Em comunicado divulgado na terça-feira, 28 de outubro de 2025, a gigante da tecnologia negou as alegações sobre a violação de 183 milhões de senhas do Gmail, feitas na véspera pelo especialista em cibersegurança Troy Hunt. A empresa classificou o relato como “suposto vazamento”, afirmando que as informações divulgadas são “completamente imprecisas e incorretas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nota também rejeitou a ideia de um “ataque único e específico” direcionado ao Gmail.

Interpretação das Atualizações em Bancos de Dados

A Google sugeriu que Hunt, criador do site Have I Been Pwned, fez uma “interpretação equivocada das atualizações contínuas em bancos de dados de roubo de credenciais”. A empresa explicou que os invasores utilizam diversas ferramentas para coletar credenciais, em vez de um ataque direcionado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendações para Proteção

A Google incentivou os usuários a seguirem as melhores práticas para se protegerem contra o roubo de credenciais. Entre as sugestões, destacam-se a ativação da verificação em duas etapas e a adoção de chaves de acesso como alternativa mais segura às senhas.

A empresa também recomendou a redefinição de senhas quando elas forem expostas em grandes lotes.

Leia também:

Serviço de Verificação do Have I Been Pwned

O site Have I Been Pwned oferece um serviço gratuito que indica se um e-mail teve dados vazados. Ao inserir o endereço, a plataforma mostra onde e quando as informações foram expostas, listando também os tipos de dados comprometidos, como nome completo, data de nascimento, senhas, telefones e endereços físicos.

Nomes de usuário também podem ter sido expostos.

O que fazer se sua conta foi afetada: Acesse a página de segurança do Google, vá em “Como fazer login no Google” > “Senha”, crie uma nova senha forte (mínimo 12 caracteres, com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos), ative a verificação em duas etapas.

Revisar dispositivos conectados: Em “Seus dispositivos”, verifique aparelhos com acesso à conta. Remova imediatamente os que não reconhecer.Checar apps de terceiros: Em “Apps de terceiros com acesso à conta”, elimine aplicativos desconhecidos ou que não usa mais.

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.