Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Gonet avalia dois crimes de Bolsonaro que podem intensificar o debate no STF

Gonet avalia dois crimes de Bolsonaro que podem intensificar o debate no STF

A realização de um golpe de Estado pode absorver a da abolição do Estado Democrático? De acordo com a Procuradoria-Geral da República, não. A decisão fi…

Por: Lucas Almeida

15/07/2025 16:23

3 min de leitura

Gonet avalia dois crimes de Bolsonaro que podem intensificar o debate no STF
(Imagem de reprodução da internet).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou pela responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em cinco crimes no processo relacionado à conspiração de 2022, incluindo o golpe de Estado e a abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suas alegações finais, apresentadas ao Supremo Tribunal Federal na noite de segunda-feira, 14, Gonet rejeitou a possibilidade de reduzir a pena de Bolsonaro em caso de condenação, contrariando os advogados das vítimas, que defendiam que um dos crimes poderia “absorver” o outro, evitando o acúmulo das penas.

Refere-se a um debate que também deverá surgir no julgamento a ser conduzido pela Primeira Turma do STF.

Leia também:

Blog post image

Decisão do ministro Alexandre de Moraes impede Eduardo Bolsonaro de movimentar bens e acessar contas bancárias

Blog post image

AGU considera “inadmissível” o pedido de cancelamento do visto do ex-procurador-geral, Anderson Torres

Blog post image

Em 2024, o Allianz Parque obteve um faturamento de R$ 241 milhões

Em março, após o colegiado aprovar a denúncia da PGR contra Bolsonaro e os outros sete integrantes do chamado núcleo crucial da trama golpista, o ministro Luiz Fux apresentou divergências com a maioria da Turma, liderada pelo relator, Alexandre de Moraes.

Fux realizou uma análise técnica acerca da caracterização dos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, ambos previstos no Código Penal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em ambos os casos, obviamente, considera-se crime a mera tentativa, uma vez que não seria possível punir a concretização de um golpe ou da abolição do Estado Democrático.

“Tenho absoluta certeza de que se fosse em tempos pretéritos, jamais se caracterizaria a tentativa como consumo”, provocou Fux na ocasião.

O ministro questionou diretamente a separação dos crimes. Ele argumentou que há quem considere tratar de práticas distintas, ao passo que outros enxergam a tentativa de golpe como um ataque ao Estado Democrático de Direito.

“Tudo isso será avaliado”, assegurou, em março. “Existe a tentativa do crime consumado de tentar. Existem atos preparatórios do crime consumado de tentar. Então, a minha crítica a essas figuras públicas é exatamente a falta de verificação desses antecedentes técnicos científicos.”

Gonet, por sua vez, não tem dúvidas. As ações dos réus, sustenta o PGR, compreendem simultaneamente os dois crimes, evidenciando o “duplo escopo” da organização criminosa: permanecer no governo de maneira ilegítima e interferir no exercício dos demais Poderes.

Uma ilustração é a mencionada minuta do golpe, que visava obstruir a posse do então presidente Lula (PT) e implementar ações de intervenção nos demais Poderes, inclusive com a prisão de autoridades. Essa situação concretiza simultaneamente as ações de golpe e a abolição violenta da democracia, segundo a interpretação de Gonet.

A ocorrência simultânea à violação de bens jurídicos não elimina a existência de dois crimes autônomos, defende o chefe do Ministério Público Federal. Embora ambos os crimes estejam inseridos no mesmo capítulo do Código Penal e coincidam na função geral de tutela da ordem constitucional democrática, seus objetos de proteção imediata não se confundem.

A conclusão da Procuradoria-Geral é que não se pode admitir a aplicação da lógica da absorção de um crime pelo outro, que dependeria de um cenário em que toda a conduta do agente se dirija desde o início à concretização de um único objetivo criminoso.

Existem ações, por outro lado, que se inserem em apenas um dos tipos penais, de acordo com as alegações finais da PGR. Trata-se do uso da Polícia Rodoviária Federal para dificultar a locomoção de eleitores no dia do segundo turno de 2022 (golpe de Estado).

A consideração da soma ou não dos crimes afetará diretamente na dosimetria da pena a ser aplicada a Bolsonaro e aos demais réus, em caso de condenação.

Além de Moraes e Fux, compõem a Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin.

O ex-capitão responde a 43 anos de prisão, conforme acusação da PGR, porém, no Brasil a pena máxima é de 40 anos. Bolsonaro também é réu por organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Fonte por: Carta Capital

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
abolição violentaBolsonarocrimeSTFtentativa
Foto do Lucas Almeida

Autor(a):

Lucas Almeida

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Imagem do post

Entretenimento

Alice Wegmann propôs a homenagem à Preta Gil em abertura de “Vale Tudo”

22/07/2025 17:19 | 1 min de leitura

● Dorival Jr. deve realizar alterações no ataque para o confronto com o Cruzeiro

22/07/2025 17:09 | 1 min de leitura

● Abipesca pede R$ 900 milhões ao governo para lidar com a “taxa alta” imposta por Trump

22/07/2025 17:07 | 1 min de leitura

● Arrascaeta manifesta apoio a De La Cruz após comunicado do médico do Flamengo

22/07/2025 17:03 | 2 min de leitura

● Petrobras anuncia novo plano de investimentos em energias renováveis

22/07/2025 17:01 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!