Hyundai Aumenta Produção nos EUA em Resposta a Tarifas e Expande Linha de Veículos
A Hyundai Motor anunciou planos ambiciosos para aumentar significativamente sua produção nos Estados Unidos, visando até 80% dos veículos vendidos no país até 2030. Essa estratégia responde diretamente às políticas tarifárias impostas pelos EUA, lideradas pela administração Trump, e acompanha um aumento na capacidade de produção de sua fábrica na Geórgia. A montadora sul-coreana pretende atingir uma capacidade de 500.000 veículos por ano até 2028, com foco em modelos híbridos e elétricos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa revisou suas metas de lucro operacional para 2025, estabelecendo uma margem de lucro entre 6% e 7%, em vez das 7% a 8% anteriormente previstas, devido ao impacto das tarifas. Apesar disso, a Hyundai mantém a expectativa de melhorias nas margens de lucro, projetando 7% a 8% até 2027 e 8% a 9% até 2030. A produção local é vista como um meio-termo para mitigar os efeitos das tarifas e impulsionar o crescimento, sem comprometer a produção na Coreia do Sul.
José Muñoz, co-CEO da Hyundai Motor, destacou a importância de encontrar soluções para viagens de negócios entre os EUA e a Coreia do Sul, após detidas relacionadas a trabalhadores sul-coreanos em sua fábrica de baterias na Geórgia. A empresa planeja expandir sua linha de veículos híbridos para mais de 18 modelos até o final da década e lançará EREVs (veículos elétricos de alcance estendido) em 2027, além de sua primeira picape média na América do Norte antes de 2030. A fábrica na Geórgia produzirá uma combinação de 10 modelos híbridos e EV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Hyundai espera que a produção local de 80% dos veículos vendidos nos EUA ajude a amortecer o impacto das tarifas dos EUA, mas reconhece a incerteza sobre a permanência dessas tarifas após a saída de Trump. A empresa precisa justificar a manutenção da produção nos EUA, mostrando que, quando sua fábrica na Geórgia atingir o ponto de equilíbrio, a implantação de robôs humanoides lá poderia melhorar ainda mais a lucratividade. A empresa espera que ambos os governos cheguem a um acordo o quanto antes, o que criaria oportunidades este ano e ajudaria a Hyundai a planejar o próximo ano.