Gleisi reúne ministros para tratar da agenda parlamentar
O ministro da articulação busca viabilizar a reforma da reforma do Imposto de Renda em cenário de avanços da oposição em relação à anistia para os envol…
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, convocou ministros do governo para tratar da agenda do governo em discussão no Congresso Nacional. O encontro está agendado para esta segunda-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso escutar os auxiliares do presidente que exercem mandato ou que atuam diretamente na articulação política.
Estão presentes entre os convidados: Alexandre Padilha (Saúde), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Marina Silva (Meio Ambiente) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), deputados federais; e Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Carlos Fávaro (Agricultura) e Camilo Santana (Educação), que integram a câmara do Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNN apurou que entre os temas a serem discutidos está o projeto que concede anistia aos envolvidos nos crimes do 8 de janeiro. A proposta ganhou força nos últimos dias, principalmente após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se envolver nas negociações.
Participarão também os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); no Senado, o interino Rogério Carvalho (PT-SE); e na Câmara dos Deputados, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Leia também:
Governadores de Oposição se Reúnem e Anunciam “Consórcio da Paz” no Combate ao Crime Organizado
Helder Barbalho lidera intenções de voto para o Senado no Pará, aponta pesquisa do Paraná Pesquisas
Cláudio Castro anuncia consórcio de segurança pública com outros governadores do Brasil
Atualmente, as discussões se concentram na amplitude do documento. As sugestões são variadas e abrangem, por exemplo, um texto que abrange todos os envolvidos desde a disseminação de notícias falsas até a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro. Outra versão, denominada “light”, incluiria apenas as pessoas que depredaram a Praça dos Três Poderes.
id=”reforma-do-imposto-de-renda”>Reforma do Imposto de Renda
A reforma do Imposto de Renda propõe alterações nas alíquotas, faixas de isenção e regras de cálculo, visando simplificar o
Ademais, o governo busca estabelecer mecanismos para impedir qualquer proposta de anistia, ao mesmo tempo em que avança com a sugestão de isenção do Imposto de Renda para pessoas com renda limitada a R$ 5 mil.
O projeto recebeu a aprovação da urgência na Câmara e está preparado para ser votado em sessão plenária.
A proposta possui relatoriatura do ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), sendo considerada um trunfo eleitoral para o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governo está com urgência, visto que o documento deve ser ratificado pelo Senado em 2024.
Outro tópico a ser abordado na reunião é o Orçamento de 2026.
O governo busca aprovar sua agenda prioritária rapidamente, pois percebe que o cenário eleitoral já corrompe o Congresso, o que pode prejudicar a aprovação de projetos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












