Gleisi critica declarações dos EUA sobre a condenação de Bolsonaro: Rubio e a Casa Branca estão inventando

Membros do governo Trump reiteraram que o país deve impor novas sanções ao Brasil em razão do julgamento do ex-capitão.

16/09/2025 10:08

1 min de leitura

Gleisi critica declarações dos EUA sobre a condenação de Bolsonaro: Rubio e a Casa Branca estão inventando
(Imagem de reprodução da internet).

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, denunciou o secretário de estado dos EUA e a porta-voz da Casa Branca por alegarem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes contra a democracia brasileira. A dupla americana tem assegurado que o Brasil enfrentará novas sanções devido ao que consideram uma “opressão judicial”.

As recentes declarações de Marco Rubio e Karoline Leavitt confirmam a traição de Jair Bolsonaro, que incita uma potência estrangeira a atacar e punir os responsáveis pela Justiça em nosso país, escreveu Gleisi sobre as declarações proferidas por Marco Rubio e Karoline Leavitt. “O secretário de estado Marco Rubio e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sabem muito bem que estão mentindo sobre o julgamento de Bolsonaro e seus cúmplices pelo STF. Eles foram condenados no devido processo legal por tentativa de golpe”.

A reação de Gleisi foi divulgada em uma rede social. O texto também critica Trump, afirmando: “É ilegal, autoritário e abusivo atentar contra a soberania de outro país, o que tem feito o governo Trump para beneficiar Bolsonaro das penas a que foi condenado.”

Leia também:

Os Estados Unidos implementaram, até o momento, tarifas sobre diversos produtos brasileiros, a suspensão de vistos para membros do governo e outras autoridades, e sanções econômicas contra ministros do Supremo Tribunal Federal. O foco principal dessas últimas medidas é Alexandre de Moraes, que conduziu os processos contra o ex-capitão no STF.

Fonte por: Carta Capital

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.