Pelicot se tornou símbolo após o processo contra seus agressores; receberá a mais alta homenagem do país.
Após o julgamento de seus agressores, Gisele Pelicot, aos 72 anos, receberá a Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais alta condecoração da França. O Diário Oficial francês publicou a informação no domingo (13.jul.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Será nomeada ao cargo de cavaleiro, o primeiro dos três graus da condecoração estabelecida em 1802. Um total de 589 indivíduos receberam a distinção. Segue a íntegra (PDF – 215 kB, em francês).
Em setembro de 2024, o caso Pelicot atraiu a atenção da mídia internacional. Ela sofreu dezenas de estupros ao longo de 10 anos, praticados tanto por seu ex-marido, Dominique Pelicot, que a induzia ao sono para facilitar os abusos, quanto por indivíduos que ele identificava na internet.
Em dezembro passado, Dominique foi condenada a 20 anos de prisão e não interpôs recurso. Os demais 50 acusados, com idades entre 27 e 74 anos, foram julgados com penas que variam de 3 a 15 anos de reclusão.
O processo judicial não teve divulgação pública, ao contrário do que é usual em casos de violência sexual no país europeu. A francesa determinou que o julgamento fosse aberto para que a “vergonha” não permanecesse sobre as vítimas de estupro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em abril de 2025, a revista norte-americana Time já havia reconhecido a importância de Gisèle Pelicot ao incluí-la entre as 100 personalidades mais influentes do ano.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.