Gilmar Mendes solicita à PGR análise sobre legalidade das escolas cívico-militares em SP
Ministro Gilmar Mendes solicita à PGR manifestação sobre a legalidade das escolas cívico-militares em São Paulo, antes de decidir sobre ADIs.
Ministro Gilmar Mendes solicita manifestação da PGR sobre escolas cívico-militares
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta terça-feira (11) que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste, em um prazo de cinco dias, sobre a legalidade da lei de São Paulo que institui as escolas cívico-militares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ministro, todas as partes envolvidas no processo já apresentaram suas manifestações, incluindo o governo paulista, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e a AGU (Advocacia-Geral da União).
Com isso, conforme o magistrado, resta apenas a manifestação da PGR antes que ele tome uma decisão sobre o mérito de duas ADIs (ações diretas de inconstitucionalidade) que abordam o assunto na Corte. Uma das ações foi proposta pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Decisão do STF sobre a implantação do modelo
Em setembro deste ano, o STF referendou a decisão que instituiu o modelo de escolas cívico-militares no estado, revogando uma decisão anterior do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) que havia suspendido sua implantação. O entendimento do ministro foi de que o Tribunal estadual ultrapassou sua competência, uma vez que o Supremo já estava analisando ações relacionadas ao tema.
Após a análise da liminar, o ministro iniciará a avaliação do mérito das ações para determinar se a lei paulista contraria ou não a Constituição Federal. A norma, promulgada em maio de 2024, visa melhorar a qualidade do ensino e o ambiente escolar por meio da gestão militar.
Leia também:
Filipe Martins Lança Campanha de Arrecadação para Custear Advogados nos EUA após Acusações no STF
Prefeito Ricardo Nunes Proíbe Show de Kanye West em São Paulo por Apologia ao Nazismo
Pará e Califórnia firmam parceria inovadora para combater incêndios florestais e promover sustentabilidade
Ela permite a conversão de escolas estaduais para esse modelo, desde que haja adesão da comunidade escolar e regulamentação pelas Secretarias da Educação e da Segurança Pública.
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












