Gilmar Mendes homenageou José Carlos Moreira Alves pelos 50 anos de sua atuação como ministro no Supremo Tribunal Federal.
O ministro do STF, Gilmar Mendes, homenageou José Carlos Moreira Alves pelos 50 anos de sua posse na Suprema Corte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em cerimônia realizada nesta 4ª feira (18.jun.2025) na sede do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), em Brasília, Mendes afirmou que “é impossível desenvolver qualquer discurso sério sobre controle de constitucionalidade no Brasil sem tratar da contribuição prestada por Moreira Alves”.
O ministro destacou a influência do homenageado na jurisprudência constitucional: “Muitas das decisões importantes para consolidação do nosso modelo foram inspiradas em posições por ele defendidas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento, denominado 50 Anos do Legado de Moreira Alves no STF, congregou autoridades, intelectuais, estudantes e familiares para comemorar a contribuição do jurista para a construção do constitucionalismo brasileiro. Na ocasião, ressaltaram-se os votos, a precisão técnica e o papel de Moreira Alves como docente e elaborador de conceitos fundamentais para o Direito no Brasil. O ministro atuou na Suprema Corte entre 1975 e 2003.
Além de Gilmar Mendes, compareceram à cerimônia o procurador-geral da República Paulo Gonet, a ministra do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) Maria Isabel Gallotti, o ex-ministro da AGU (Advocacia-Geral da União) José Levi e outros profissionais do ramo jurídico.
A organização não divulgou se haverá novas homenagens ao jurista.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.