Gilmar considera a Proposta de Emenda à Constituição sobre foro como “casuísmo” e exige “juízo” em relação a alterações
PEC da Blindagem e o fim do foro estão em discussão na Câmara nesta quarta-feira (27).
O ministro Gilmar Mendes, do STF, considerou “casuismo” a proposta da Câmara dos Deputados para extinguir o foro privilegiado de parlamentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A remoção de processos do STF pode provocar instabilidade no sistema judiciário e possibilitar que parlamentares recorram novamente ao Supremo em razão de abusos de juízes de primeira instância.
Parece que se trata de um tipo de casuísmo. Alterando o foro, se retira a matéria da competência do Supremo. Em breve, retorna ao Supremo buscando proteção. É bom que se tenha juízo nessas mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele declarou que já ocorreram episódios lamentáveis de abuso de poder em diversas instâncias, mencionando como exemplo a chance de juízes de tribunais de menor hierarquia ordenarem ações contra parlamentares.
Ele se imagina, por exemplo, uma busca e apreensão ordenada por um juiz de Cabrobó (CE) na Câmara dos Deputados ou uma ordem de prisão determinada por um juiz de Diamantina (MG) a um senador. Isso representaria a subversão total da nossa tradição jurídica.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Congresso Nacional aprova MP 1.304 com novas diretrizes para o setor elétrico e mercado livre
Gilmar afirmou que é necessário aguardar a decisão do Congresso antes de qualquer análise pela Corte em relação à possibilidade de a PEC ser considerada inconstitucional.
Após reunião com líderes partidários na terça-feira (26), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta do plenário a PEC (proposta de emenda à Constituição) do fim do foro privilegiado e a “PEC da Blindagem”. A votação dos textos deve ocorrer nesta quarta-feira (27).
A Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como “PEC da Blindagem”, amplia a proteção a parlamentares na Câmara dos Deputados, ao definir novos critérios para a prisão de deputados. Já a PEC do Foro extingue o mecanismo que assegura foro privilegiado a deputados e senadores quando julgados por crimes praticados durante o mandato.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.












