Gilmar chama Pacheco de “nosso candidato” em meio aos boatos sobre a saída precoce de Barroso
A informação foi divulgada pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S. Paulo”.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, classificou o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como “nosso candidato ao STF”. A declaração foi registrada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O magistrado estava ao lado do ex-presidente do Senado ao proferir a afirmação e optou por não comentar, respondendo apenas “tímido”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração de Gilmar Mendes alimenta os boatos de que Luis Roberto Barroso, que deixará a Presidência da Corte em setembro, pode antecipar sua aposentadoria. O ministro tem 67 anos e, em tese, só sairia da Corte após completar 75 anos, em 2033. Barroso, contudo, teria indicado interlocutores que podem deixar o STF antes da idade limite.
Uma das possibilidades mencionadas nos boatos sobre a saída do ministro seria que ele possa concluir seu mandato no próximo mês, ao indicar Edson Fachin como presidente do STF, eleito na última quarta-feira, 14. Outra alternativa seria adiar a decisão até 2026. Barroso não faz comentários públicos sobre as versões.
Leia também:

Coronel afirma que Bolsonaro ordenou o acompanhamento de Alexandre de Moraes

Quais são as alegações finais dos acusados no cerne da trama golpista?

Tribunal suspende afastamento determinado por conselho da Assembleia Legislativa do Pará a Renato Freitas
Em qualquer cenário, o presidente Lula (PT) seria o responsável por indicar o sucessor do ministro.
Além de Gilmar Mendes, Pacheco teria outro aliado importante que o coloca entre as opções em caso de saída antecipada de Barroso. Trata-se de Davi Alcolumbre (União-AP), atual presidente do Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parlamentar já havia atuado como fiador do mineiro nas disputas para a presidência da Câmara e teria indicado seu apoio ao nome para o plenário em uma reunião recente com Lula. Resta lembrar que o atual presidente do Senado mantém bom relacionamento com o petista e nomeou indicados em cargos importantes do governo atual.
Lula tem apresentado Pacheco como seu apoiado na disputa pela governatura de Minas Gerais em 2026. O senador, contudo, ainda não declarou que irá participar da candidatura.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)