O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou que “o que se escreve no Brasil hoje é um verdadeiro capítulo inédito na história da resistência democrática”. O magistrado se manifestou por meio de uma publicação em seu perfil no X. Apesar de não citar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), a declaração se deu um dia após o republicano anunciar tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Gilmar, nenhum outro país democrático contemporâneo sofreu uma tentativa de golpe de Estado e ataques à honra de seus magistrados. O decano do STF criticou as empresas de tecnologia que “perpetraram uma campanha colossal de desinformação”, e afirmou que “essas peculiaridades definem o momento histórico da democracia combativa brasileira”.
LEIA TAMBÉM!
Em carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump justificou o aumento das taxas devido ao tratamento que o governo brasileiro tem dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele é réu no STF por tentativa de golpe de Estado.
O presidente dos Estados Unidos também criticou diretamente o STF por supostas “censuras secretas e ilegais” em plataformas de mídia americanas e afirmou que o Brasil ataca as eleições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 1º de agosto de 2025, as tarifas de 50% se aplicarão a todos os produtos brasileiros destinados aos Estados Unidos.
Fonte por: Poder 360