Gilberto Gil processa padre que zombou de orixás após falecimento de Preta Gil
Oito integrantes da família processam por indenização de R$ 370 mil em razão do discurso feito pelo sacerdote.
Gilberto Gil e Família Processam Padre por Intolerância Religiosa
O cantor e compositor Gilberto Gil, junto com sua família, protocolou um pedido de indenização por danos morais na Justiça do Rio de Janeiro, na terça-feira (14). A ação é contra o padre Danilo César de Souza Bezerra e a Mitra Diocesana de Campina Grande/PB, em razão de declarações consideradas intolerantes.
A indenização solicitada é de R$ 370 mil, em decorrência de um discurso feito pelo sacerdote durante uma transmissão no dia 27 de julho deste ano. Ao comentar sobre o falecimento de Preta Gil, que ocorreu uma semana antes, o padre teria desmerecido a fé da artista e de seu pai, questionando a eficácia dos orixás: “Cadê o poder desses orixás, que não ressuscitou Preta Gil?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Declarações Controversas do Padre
Além das declarações sobre Preta Gil, o padre também teria se referido a outras religiões como “forças ocultas”, expressando o desejo de que “o diabo levasse” seus praticantes e insinuando que eles acordariam no “calor do inferno”.
Leia também:

Operação no Rio foca em rede milionária de apostas ligada a Bicheiro Adilsinho e PCC

Vini Jr. enfrenta processo por perturbação do sossego após festa no Rio de Janeiro

Polícia desmantela fábrica clandestina de cosméticos em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense
Em agosto de 2025, o padre e a Diocese foram notificados extrajudicialmente, solicitando uma retratação pública e uma apuração eclesiástica, mas não houve resposta. O caso já está sendo investigado por um inquérito policial que apura possíveis atos de racismo religioso.
Busca por Resposta
A CNN está tentando contato com Danilo César e a Mitra Diocesana de Campina Grande/PB para obter um posicionamento sobre a situação. O espaço permanece aberto para comentários.
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.