Vice-presidente Geraldo Alckmin aborda tarifas do México
Nesta sexta-feira (12), o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que se empenhará para resolver o problema das novas tarifas que podem afetar o Brasil, originadas do México. O Senado mexicano aprovou, na quinta-feira (11), um projeto de lei que estabelece tarifas de 50% para alguns parceiros comerciais, incluindo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Histórico de parcerias e protecionismo
Em agosto, Alckmin liderou uma comitiva ao México para discutir parcerias e estratégias de proteção contra as tarifas impostas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Quatro meses depois, o governo de Cláudia Sheinbaum pode sancionar um projeto de lei protecionista semelhante à ordem executiva americana.
“Estivemos no México e estabelecemos um entendimento para aumentar as linhas tarifárias de preferência. Atualmente, temos com o México linhas tarifárias de preferência limitadas. Esse trabalho está em andamento e buscaremos ampliar essas linhas”, destacou Alckmin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expectativas e acordos comerciais
O vice-presidente minimizou o impacto das novas tarifas do México e enfatizou o crescimento das exportações brasileiras. Ele também mencionou o novo acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser assinado em 20 de dezembro.
