Geraldo Alckmin classifica taxa Selic como “um problema” e pede redução para impulsionar indústria

Geraldo Alckmin classifica a taxa Selic como “um problema” e defende a redução dos juros para impulsionar a indústria e a economia.

22/11/2025 13:35

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Geraldo Alckmin comenta sobre a taxa Selic

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou nesta terça-feira (18) que a atual taxa Selic é “um problema.” Ele ressaltou que a diminuição dos juros poderia beneficiar a indústria, permitindo a venda de produtos de maior valor, como caminhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos enfrentando um desafio que espero que seja resolvido em breve, que é a questão da taxa de juros”, afirmou Alckmin após participar de um evento de uma montadora em São José dos Pinhais (PR). Ele acrescentou que estão sendo buscadas alternativas, mas o foco é trabalhar para a redução dos juros.

Manutenção da Selic e expectativas econômicas

No início deste mês, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu manter a Selic em 15% ao ano. O colegiado destacou que, devido à desancoragem das expectativas, é necessário manter juros “significativamente contracionistas por um período prolongado.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante sua fala, Alckmin também mencionou a queda do dólar, que passou de R$ 6,30 no final do ano passado para R$ 5,30. Ele destacou que a safra recorde esperada para 2025 deve contribuir para a redução dos preços dos alimentos. “O clima ajudou.

Com a queda nos preços dos alimentos e do dólar, a inflação diminui. Com a inflação em queda, os juros também devem cair”, concluiu Alckmin.

Leia também:

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.