Jovens trabalhadores impulsionam uso de ferramentas de IA, aponta pesquisa da IWG
Um estudo da International Workplace Group (IWG) revela um impacto significativo da Inteligência Artificial no ambiente de trabalho. Destaca-se que 76% dos colaboradores acreditam que a IA acelera sua progressão de carreira, com um índice ainda maior – 87% – entre os profissionais da Geração Z.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa demonstra que 80% dos trabalhadores já utilizaram ferramentas de IA, gerando uma economia média de 55 minutos diários, o que equivale a quase um dia de trabalho extra por semana. Essa tendência é notável, especialmente entre os jovens colaboradores, onde 59% auxiliam colegas mais experientes na adoção dessas tecnologias.
No âmbito profissional, os profissionais seniores observam que esse apoio permite focar em tarefas de maior valor, enquanto 82% relatam que a inovação trazida pelos jovens abre novas oportunidades de negócio. No nível executivo, dois terços reconhecem que as habilidades em IA dos colaboradores mais jovens aumentaram a produtividade de seus departamentos, e mais de 80% acreditam que as inovações introduzidas por eles geraram novas oportunidades comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para trabalhadores em regime híbrido, a IA oferece benefícios significativos. 69% destacam que a IA facilita a colaboração entre diferentes locais, a preparação de reuniões (46%), o acesso a insights compartilhados (36%) e o acompanhamento de tarefas (36%).
A automação tem sido utilizada para reduzir tarefas administrativas, como redação de e-mails (43%), resumo de reuniões (42%), organização de arquivos (36%) e preenchimento de formulários (36%). Com isso, as equipes realocam tempo para atividades de maior impacto: 55% dedicam-se a projetos estratégicos, 54% investem em desenvolvimento profissional e 40% fortalecem relacionamentos ou cuidam do bem-estar pessoal.
No modelo híbrido, a IA também redefine o uso do tempo no escritório, permitindo priorizar pensamento estratégico (41%), aprendizado (41%), colaboração presencial (40%) e networking (35%). Além disso, mais da metade dos colaboradores considera que a IA melhora os resultados, e 64% afirmam que torna o trabalho híbrido mais eficiente.
Apesar dos benefícios, 63% dos trabalhadores temem que a falta de conhecimento em IA atrase suas carreiras, e 61% acreditam que quem não adotar essas ferramentas ficará para trás. 51% veem a IA como um fator de integração geracional, e mais da metade compartilha regularmente conhecimentos sobre IA com colegas, chegando a 66% entre pessoas de 25 a 34 anos.
Para quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul oferecem um pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por R$37. Ao final dos quatro encontros virtuais (3 horas), todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME.
O curso aborda temas como contextualização sobre o cenário atual da IA, principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia, estudos de caso de empresas referências no uso da IA, principais formas de atuação do especialista em IA e como construir um plano de carreira prático. Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, clique aqui . Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.