Gazprom alcança 100 bilhões de metros cúbicos de gás exportados para a China
Rússia e China firmaram acordo em 2022 que prevê o envio de mais de 1 trilhão de metros cúbicos de gás até 2049.
A Gazprom, empresa estatal russa, comunicou na sexta-feira, 30 de maio de 2025, que o gasoduto Força da Sibéria já entregou à China os primeiros 100 bilhões de metros cúbicos de gás natural. Esse volume faz parte de um contrato de longo prazo, firmado em fevereiro de 2022 e válido até 2049, que prevê o fornecimento de mais de 1 trilhão de metros cúbicos de gás ao país asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o CEO da Gazprom, Alexey Miller, o gás russo começará a ser fornecido à China por uma segunda rota, no Extremo Oriente, em 2027. “Nossa parceria com a China é baseada na confiança mútua e no desejo comum de crescer e prosperar. Como dizem nossos colegas chineses, quanto mais duradoura a amizade, mais forte ela se torna.”
O executivo afirmou também que projetos como o gasoduto Força da Sibéria e a futura rota oriental significam mais do que o fornecimento de energia limpa: “Eles representam um forte vínculo entre nossos países e povos, além de uma cooperação mutuamente benéfica por muitos anos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Forã da Sibéria
O envio de gás natural da Rússia para a China através do gasoduto Força da Sibéria iniciou-se em 2019, em virtude de um acordo de longo prazo entre a Gazprom e a CNPC (Corporação Nacional de Petróleo da China). A partir de 2020, as quantidades anuais transportadas passaram a exceder as metas estabelecidas no contrato.
Leia também:
INSS: Calendário 13º Salário 2025 com Datas e Valores para Aposentados e Pensionistas
Personagens de “Hell’s Paradise” são revelados na nova temporada de anime
Kaigaku e Zenitsu Chegam em Demon Slayer: Castelo Infinito – DLC!
Em 1º de dezembro de 2024, sob solicitação do governo chinês, os envios diários através do gasoduto foram aumentados ao limite contratual, antecipando em um mês o cronograma original. A rota já registrou três recordes de exportação diária de gás.
Em 2024, o volume total entregue por gasoduto aumentou em mais de 35% e representou aproximadamente um quarto da demanda extra de gás natural da China.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












