Garimpeiros atacam agentes do Ibama e policiais durante operação em território indígena
O incidente ocorreu durante a abordagem de veículos empregados na atividade de garimpo ilegal.

Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Civil de Goiás foram atacadas por garimpeiros durante operação de fiscalização na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso. O incidente ocorreu na sexta-feira, 1º.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ibama, o incidente ocorreu quando os agentes estavam realizando a abordagem de veículos utilizados em garimpo ilegal em uma rodovia dentro da área da TI. Durante a ação, uma caminhonete do garimpo avançou em direção aos servidores, que responderam à investida. Um dos ocupantes do veículo foi atingido por disparo de arma de fogo.
A equipe do Ibama realizou os primeiros socorros no local. O ferido foi transportado em helicóptero do Ibama até o município de Pontes e Lacerda (MT), onde foi entregue ao Corpo de Bombeiros para encaminhamento ao hospital.
Leia também:

Polícia Rodoviária Federal apreende caminhonete com carga de R$ 61 milhões em barras de ouro

Homem acusado de espancar namorada afirma ter sido vítima de agressão na detenção

Samarco reinicia programa de indenização para vítimas de Mariana
Com uma área de 67 mil hectares e habitada por grupos indígenas da etnia Nambiquara, a TI Sararé está entre as mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil. Estima-se que cerca de 2 mil hectares tenham sido destruídos pela exploração ilegal de ouro, motivada por organizações criminosas armadas que operam na região.
O Ibama tem intensificado as ações de repressão à atividade ilegal desde 2023. Foram apreendidas e destruídas mais de 300 escavadeiras, além de motores e outros equipamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A operação conta com o apoio do Grupo Tático 3 (GT3) da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de Goiás e integra um esforço de vários órgãos públicos, conforme determinação da Justiça Federal, para a contenção das atividades de garimpo ilegal no território.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)