Galípolo defende decisão da Selic baseada em análise de dados econômicos
Banco Central defende análise de dados econômicos para definir meta da Selic
Análise do Comitê de Política Monetária do Banco Central
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, enfatizou que o Comitê de Política Monetária (Copom) não deve tomar decisões precipitadas com base em um único dado econômico brasileiro. Ele fez essa declaração durante o evento Itaú BBA Macro Vision, na segunda-feira (29).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desaceleração do Crescimento Econômico
No segundo trimestre, o Brasil registrou um crescimento de 0,4%, uma desaceleração em comparação com o primeiro trimestre, que apresentou um avanço de 1,3% (após revisão), impulsionado principalmente pelo setor agrícola.
Abordagem do Copom
Galípolo ressaltou a importância de uma análise cuidadosa e ponderada, evitando reações emocionais a um único indicador isolado. Ele defende um processo gradual de coleta e avaliação de informações para determinar a melhor estratégia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Convergência da Inflação
O presidente do Banco Central observou uma “convergência lenta” da inflação em direção à meta estabelecida. Essa convergência está atrelada à resiliência da economia brasileira, que continua a apresentar um baixo índice de desemprego.
Meta de Inflação
A meta oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, é de 3% com uma margem de tolerância de até 4,5%. As projeções do Banco Central indicam uma probabilidade de 71% de que a inflação ultrapasse essa meta em 2025.
Leia também:
Intensificação da Guerra Comercial: Trump e Xi Jinping discutem tarifas e soja em reunião tensa
Setor Imobiliário dos EUA pode estar em recessão, alerta Scott Bessent, secretário do Tesouro
Scott Bessent comenta sobre a economia chinesa e a resiliência frente a tarifas dos EUA
Taxa Selic
Para alcançar a convergência da inflação com a meta, o Banco Central tem aumentado a taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 15%, o maior patamar desde 2006. Galípolo explica que a decisão é tomada com base na análise do indicador de inflação, buscando um equilíbrio entre a estabilidade dos preços e o crescimento econômico.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












