Galípoli: Pix é estratégico e alvo de falsas narrativas
O chefe do Banco Central respondeu a críticas dos Estados Unidos e justificou o efeito favorável da medida na inclusão financeira.

Em menos de um mês após as críticas ao Pix, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, defendeu o sistema de pagamentos instantâneos e o classificou como estratégico para o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Galípolo lamentou as falsas narrativas construídas em torno do Pix durante sua participação no evento Blockchain.RIO, no Rio de Janeiro, e destacou os avanços promovidos pela tecnologia, notadamente em relação à inclusão financeira.
A ferramenta de pagamento instantâneo do BC expandiu o acesso da população à infraestrutura bancária do país, registrando mais de 858 milhões de chaves cadastradas e aproximadamente 250 milhões de transações realizadas diariamente.
Leia também:

O chefe do Banco Central considera adequado que a taxa básica americana seja reduzida em duas vezes até o fim do ano

Tarifa Trump impulsiona a variedade nos destinos de exportação

Governo chinês amplia investigação sobre carne bovina e concede benefícios a produtores
“Infelizmente, estamos em um momento em que muitas vezes as coisas são complexas de se compreender e elas são capturadas por algum tipo de debate onde as versões podem ser muitas vezes mais interessantes do que os fatos”, afirmou.
Em 15 de julho, os Estados Unidos anunciaram uma investigação comercial contra o Brasil que abrange o Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência de Representação Comercial dos EUA (USTR) indicou que examinará se as práticas brasileiras no comércio digital e as tarifas preferenciais são “irracionais ou discriminatórias” e se estabelecem barreiras ao comércio americano.
Galípolo apresentou dados que indicam o oposto: entre 2020 e 2024, o crescimento das transações com cartões de crédito foi de 20,9%, em comparação com 13,1% no período de 2009 a 2019.
Os cartões de débito, pré-pago e, principalmente, os de crédito, exibem uma taxa de crescimento superior à observada anteriormente ao surgimento do Pix. Isso desfaz qualquer noção de competição ou de que um estaria prejudicando o outro, com base em argumentos que poderiam ser levantados.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)