Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, expressa preocupação com a lenta aproximação da inflação à meta, destacando a redução do ceticismo no mercado.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, declarou nesta quarta-feira (12) que a lenta e gradual aproximação da inflação em relação à meta é uma preocupação para a autoridade monetária. Durante um evento do banco Bradesco, ele destacou que, no início do ano, havia ceticismo no mercado sobre a eficácia da política monetária para controlar a inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Galípolo observou que essa desconfiança diminuiu à medida que os dados começaram a indicar uma trajetória de convergência, embora de forma moderada. “Acho que esse ceticismo emagreceu bastante e os dados têm mostrado uma progressão, ainda que lenta e gradual, no sentido de convergência da meta.
O lenta e gradual, é lógico, é bastante incômodo para o BC”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, as expectativas para a inflação têm mostrado uma tendência de queda nos últimos meses, conforme as previsões do Boletim Focus. O presidente do BC ressaltou que esse processo gradual pode ajudar a evitar uma desaceleração brusca da atividade econômica, que poderia ser causada por uma política monetária mais rigorosa.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.