Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. David de Tarso
  3. Fux vota contra restrições a Bolsonaro, mantendo posição distinta das decisões dos ministros

Fux vota contra restrições a Bolsonaro, mantendo posição distinta das decisões dos ministros

A Primeira Turma decidiu com 4 votos favoráveis e 1 contrário no julgamento das medidas restritivas contra o ex-presidente; o ministro se opôs aos parec…

Por: Marcos Oliveira

22/07/2025 8:47

2 min de leitura

Fux vota contra restrições a Bolsonaro, mantendo posição distinta das decisões dos ministros
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou parcialmente discordando das medidas cautelares determinadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento acerca da tentativa de interferência no processo penal e de obstruir as investigações. Sua posição se baseia em princípios jurídicos específicos e considerações sobre a aplicação das medidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fux manifestou preocupações em relação à aplicação das medidas protetivas a Bolsonaro, incluindo o monitoramento eletrônico e o bloqueio de redes sociais. O ministro que votou pela última vez e divergindo do restante da corte, questionou a adequação e a necessidade dessas medidas, avaliando-as como excessivas e desproporcionais. Para Fux, é fundamental que as restrições observem os princípios do devido processo legal e da presunção de inocência.

Recentemente, o ministro também expressou ceticismo em relação à concessão de benefícios ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Barroso ressaltou que a colaboração de Cid apresentou inconsistências e alterações de versão, o que afetaria sua credibilidade como prova. Ele enfatizou a necessidade de que as delações sejam comprovadas por outras evidências independentes para embasar decisões judiciais.

Leia também:

SP - ENTREGA/VIATURAS/PM/GUILHERME DERRITE - GERAL - O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, participa da entrega de 21 novas viaturas operacionais para a Polícia Militar, na Praça Coronel Fernando Prestes, em frente ao quartel do Comando-Geral da PM, no Bom Retiro, na região central da capital paulista, nesta quarta-feira, 08 de janeiro de 2025. 08/01/2025 - Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O próximo líder do Derrite deve ser um militar

Blog post image

Relatório contesta versão apresentada por amigo da vítima em Interlagos

SP - METRALHADORAS/SP/EXÉRCITO/FURTO/SUSPEITOS/AQUARTELADOS - GERAL - Vista da entrada do Arsenal de Guerra, localizado em Barueri, na Grande São Paulo, nesta quinta-feira. Centenas de militares seguem aquartelados na unidade do Exército em Barueri como parte da investigação que apura o furto de 21 metralhadoras do local, incluindo 13 armas calibre .50, de alto poder destrutivo. Oito metralhadoras furtadas do local oram recuperadas hoje na entrada da comunidade Gardênia Azul, bairro da zona oeste do Rio, pela Polícia Civil fluminense. São quatro metralhadoras .50 e quatro calibre 7,62 mm. Outras 13 armas seguem desaparecidas. 19/10/2023 - Foto: RONALDO SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Indivíduos presos em delitos envolvendo armas militares serão julgados

Outro ponto levantado por Fux refere-se à dosimetria das penas em casos envolvendo os atos de 8 de janeiro. Ele sustenta que as sanções devem ser proporcionais à gravidade dos delitos e às particularidades dos acusados. O ministro defende uma abordagem que evite punições exageradas e que considere a singularidade de cada situação.

Outra discordância apresentada por Fux diz respeito ao foro competente para o julgamento de casos que envolvem autoridades com prerrogativa de foro. Ele argumenta que tais processos devem ser analisados pelo plenário do STF, e não apenas por turmas, a fim de assegurar uma avaliação mais abrangente e colegiada das questões constitucionais pertinentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, a visão de Luiz Fux demonstra uma preocupação com o cumprimento estrito dos princípios constitucionais e processuais penais. Sua discordância ressalta a necessidade de assegurar que as medidas judiciais sejam aplicadas com base em evidências robustas, respeitando os direitos fundamentais dos investigados e garantindo a validade das decisões do Poder Judiciário.

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
BolsonaroLuiz Fuxmedidas cautelaresprincípios constitucionaisSTF
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Entretenimento

Katy Perry beija fã após término de casamento; veja

22/07/2025 22:32 | 1 min de leitura

● Trump acusa Obama de traição por suposta tentativa de interferir em eleição

22/07/2025 22:29 | 2 min de leitura

● Trump confirma acordo com Indonésia, que terá tarifa de 19% e extinguirá 99% de barreiras

22/07/2025 22:27 | 1 min de leitura

● Partido Socialista Brasileiro aciona MP contra prefeito de São Paulo por afastamento de diretores de escolas públicas

22/07/2025 22:21 | 3 min de leitura

● Preta Gil descreveu em vídeo antigo como seria seu funeral

22/07/2025 22:17 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!