Fux limpa habeas corpus e Castro segue em CPI do INSS
Domingos Sávio de Castro deve responder perguntas não incriminatórias em depoimento. Leia no Poder360.
Ministro do STF Concede Habeas Corpus Parcial a Empresário em CPI do INSS
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, a concessão de um habeas corpus parcial ao empresário Domingos Sávio de Castro. A medida visa proteger o investigado durante o depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão permite que Castro permaneça em silêncio diante de questionamentos que possam configurar incriminação, mas o obriga a responder a perguntas de natureza não incriminatória.
Orientação Legal e Condição de Investigado
Antes do início do depoimento agendado para a terça-feira, o empresário foi aconselhado a não prestar juramento, em virtude de sua condição de investigado, e não de testemunha, conforme informado por sua advogada. Essa decisão reflete a complexidade do caso e a necessidade de garantir os direitos do investigado durante o processo de apuração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relações Financeiras e Envolvimento em Esquema
A CPMI investiga um esquema de descontos irregulares de benefícios do INSS. Durante o depoimento, foi revelado que Domingos Sávio de Castro mantém relações financeiras com uma organização associativa que teria repassado valores a Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, um dos articuladores do esquema. Documentos analisados pelo colegiado indicam que Castro atuou como sócio e ex-sócio de empresas como a DM&H Assessoria Empresarial e Corretora de Seguros Ltda., que teria repassado R$ 2 milhões a Antunes.
Participação em Associações e Recebimento de Valores
Além disso, a CPMI identificou que o empresário também é sócio da empresa ACDS Call Center, além de ter exercido a função de procurador da Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas da Nação (Abapen) e recebido R$ 540,5 mil da Associação Brasileira dos Contribuintes do Regime Geral da Previdência Social (Abrasprev).
Leia também:
Aluisio Mendes questiona ausência de secretário na audiência sobre segurança
CCJ Vota em Proposta para Criminalizar Facções Criminosas como Terroristas
Senador do PT Acusa Direita de “Pirotécnico” Crime Organizado na CPI
A investigação busca estabelecer as conexões entre os envolvidos e o fluxo de recursos desviados.
Outro Depoimento na CPMI
Na mesma sessão, a CPMI do INSS também ouviu o piloto Henrique Traugott Binder Galvão, um dos que mais realizou voos em aeronaves ligadas a Silas da Costa Vaz, vinculado à Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), entidade envolvida em descontos irregulares de benefícios.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












