Inscrições para a taxa de R$ 50 abertas: candidatos inscritos no vestibular 2026 podem participar!
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) anunciou a realização de um simulado presencial na primeira fase do vestibular 2026 da Universidade de São Paulo (USP). O evento, programado para 19 de outubro, visa oferecer aos candidatos a oportunidade de se familiarizarem com a dinâmica do exame, considerado um dos mais concorridos do país, e testarem os novos formatos de questões que serão aplicados a partir deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições estão abertas até as 12h de 7 de outubro no site oficial da Fuvest. A taxa de inscrição é de R$ 50, e apenas candidatos já inscritos no vestibular 2026 podem participar. O valor da taxa não será reembolsado, mesmo em caso de pagamento duplicado. A instituição solicita que os candidatos preencham o formulário de inscrição com os dados cadastrais corretamente.
O simulado contará com 10.270 vagas, distribuídas por diferentes regiões do estado de São Paulo. As vagas são divididas entre São Paulo (Cidade Universitária, Butantã, zona oeste) e USP Leste (6.175 vagas), São Carlos (1.350 vagas), Ribeirão Preto (1.260 vagas), Lorena (630 vagas), Piracicaba (360 vagas), Bauru (315 vagas) e Pirassununga (180 vagas). O exame seguirá o modelo da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha e duração de cinco horas. As questões serão majoritariamente inéditas, abrangendo o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, incluindo arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, matemática, português, química e sociologia. É possível que as questões sejam interdisciplinares, abordando temas na interface de diferentes disciplinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia da prova, os candidatos deverão apresentar documento de identificação e caneta esferográfica azul ou preta. Além disso, poderão levar garrafa de água transparente, alimentos leves sem rótulo, lápis ou lapiseira, itens médicos autorizados, borracha, apontador e régua transparente. É proibido o uso de relógios, equipamentos eletrônicos (calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico), material impresso ou para anotações, caneta hidrográfica, corretivo, compasso, lápis com tabuada, gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol, ou qualquer outro material estranho à realização da prova.
O gabarito e os enunciados das questões serão divulgados em 20 de outubro a partir das 12h no site oficial da Fuvest. Os resultados do desempenho serão disponibilizados em 30 de outubro. A Fuvest reforça que os participantes do simulado não estarão dispensados de realizar as provas do vestibular 2026, nem poderão requerer que a nota obtida no simulado substitua ou seja considerada na prova de Conhecimentos Gerais. A nota obtida no simulado também não implicará qualquer espécie de bonificação na pontuação do vestibular 2026.
As inscrições para o vestibular 2026 vão até 7 de outubro de 2025. A primeira fase do vestibular será no dia 23 de novembro de 2025, e a segunda fase ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2025. Serão oferecidas 8.147 vagas, das quais 4.888 serão para candidatos na modalidade Ampla Concorrência, 2.053 para egressos da escola pública e 1.206 para pessoas pretas, pardas e indígenas. Os candidatos poderão escolher onde farão a prova, além da cidade, também a escola. A liberação da escolha será feita em lotes, conforme a ordem de inscrição.
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.