Fuvest Anula Questão de Matemática do Vestibular 2026 Após Contestação de Professores Renomados

Fuvest anula a questão de Matemática do Vestibular 2026 após análise que revela falta de alternativa correta. Gabarito corrigido será divulgado em breve!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Fuvest Anula Questão de Matemática do Vestibular 2026

A Fuvest decidiu anular a questão de Matemática (número 3 no Caderno de Provas V1) da 1ª Fase do Vestibular 2026, realizada no último domingo, 23 de novembro. De acordo com a análise da banca responsável, não há uma alternativa correta entre as apresentadas, resultando na anulação da questão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na quarta-feira (26), será divulgado o gabarito corrigido. É importante destacar que o valor da questão anulada será atribuído a todos os candidatos que compareceram à prova.

Detalhes da Questão Anulada

A questão abordava uma eleição para um conselho com 5 membros, onde havia 7 candidatos e 35 eleitores. Os 5 candidatos com mais votos seriam eleitos, considerando a idade como critério de desempate. Aleph, o candidato mais novo, estava analisando quantos votos precisaria para garantir sua eleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As alternativas apresentadas incluíam diferentes cenários sobre a quantidade de votos que Aleph precisaria, dependendo da presença de eleitores. A alternativa considerada correta pela Fuvest foi a letra C, mas professores de cursinhos renomados contestaram essa afirmação, alegando que nenhuma das opções estava correta.

Opiniões dos Professores

Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do Objetivo, afirmou que não há como garantir a veracidade de nenhuma das alternativas, pois todas podem ter exceções. No Poliedro, Luiz Otávio Ciurcio Neto também destacou que, mesmo com cinco votos, Aleph poderia não ser eleito se outros candidatos mais velhos obtivessem a mesma quantidade de votos.

LEIA TAMBÉM!

Victor Pompeo, do Anglo, reforçou que as opções não atendem ao que a questão pede, que é garantir a eleição de Aleph em qualquer cenário de votos. Fernando Peters, do Curso e Colégio Etapa, argumentou que a alternativa C é incorreta e que a D, apesar de não garantir a eleição, apresenta uma condição necessária que pode ser válida em certos contextos.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

Sair da versão mobile