A Fuvest 2026 inicia sua segunda fase neste domingo, 14, com 30.787 candidatos em 33 cidades. Provas de Português e redação prometem desafios!
A primeira prova da segunda fase do vestibular da Fuvest 2026 será realizada neste domingo, dia 14, abrangendo 33 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, além do interior e litoral paulista. O índice de abstenção geral foi de 5,94%, refletindo a quantidade de candidatos que não compareceram ao exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aplicação da prova terá início às 13h, com os portões das escolas abertos a partir das 12h e fechados pontualmente às 13h. Os candidatos deverão responder a 10 questões dissertativas de Português, que incluem interpretação de texto, gramática e literatura, além da redação.
Este ano, os candidatos poderão escolher entre duas propostas para a redação: uma dissertativa-argumentativa ou um texto de outro gênero, que será apresentado no momento da prova. É fundamental indicar na folha de redação qual proposta foi escolhida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda prova ocorrerá na segunda-feira, dia 15, e consistirá em 12 questões discursivas, abordando conteúdos das disciplinas específicas de cada carreira, que podem variar de duas a quatro áreas. Por exemplo, matemática, física e química para cursos de exatas; biologia e química para as áreas biológicas; e história e geografia para as humanas.
Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest, destaca que “na segunda fase, avaliamos a competência do candidato para articular informações e conhecimentos nas disciplinas mais diretamente relacionadas ao curso desejado, além da língua portuguesa, que é obrigatória para todos”.
Esta etapa do vestibular conta com a participação de 30.787 candidatos classificados após a primeira fase, distribuídos em 680 salas de 36 escolas.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.