As inscrições para a Fuvest 2026, o vestibular que concede acesso aos cursos da USP (Universidade de São Paulo), abriram nesta segunda-feira (18). A primeira fase ocorrerá no dia 23 de novembro. Os candidatos aprovados realizarão as provas da segunda fase, nos dias 14 e 15 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A redação é uma das etapas mais decisivas no vestibular, e na Fuvest não é diferente. Com peso de 50 pontos, a nota da redação pode ser determinante para a aprovação, já que representa um quarto da pontuação total do primeiro dia da segunda fase. Portanto, a dedicação a essa etapa é fundamental.
Nesta edição, a proposta de redação poderá solicitar a produção de mais de um gênero textual. Segundo Sérgio Paganin, professor e coordenador de redação no Curso Anglo, essa alteração visa dar mais segurança e liberdade aos estudantes. “O candidato passa a ter uma opção de escolha. Ele poderá optar entre a dissertação escolar clássica e um gênero de natureza narrativa, que só será conhecido no dia da prova”, explica.
LEIA TAMBÉM!
Essa alteração favorece indivíduos com maior predileção pela escrita narrativa, que estimula a criatividade e a liberdade de expressão, em oposição à estrutura mais rígida da dissertação.
O professor apresenta 5 dicas importantes para uma redação bem-sucedida.
Quais as possibilidades dos gêneros narrativos?
A opção de gênero narrativo a ser cobrada será uma surpresa. Contudo, o professor Paganin lista as possibilidades mais prováveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil