Fumio Takaichi e Trump Reforçam Laços de Cooperação em Tempos de Tensão!

Primeira-Ministra do Japão, Fumio Takaichi, reforça laços com Trump após conversa telefônica. Tensão em Taiwan: Trump e Xi Jinping discutem situação.

25/11/2025 13:50

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Primeira-Ministra do Japão Reforça Laços com Trump Após Conversa Telefônica

A primeira-ministra do Japão, Fumio Takaichi (Partido Liberal Democrata), enfatizou os fortes laços de cooperação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após uma ligação telefônica realizada nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração foi feita a jornalistas em uma coletiva de imprensa.

O contato telefônico ocorreu em um contexto de crescente tensão, impulsionada por declarações recentes de Takaichi sobre a possibilidade de intervenção da China na ilha de Taiwan, uma questão que Pequim considera parte integrante de seu território.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump também conversou com o presidente chinês, Xi Jinping (Partido Comunista Chinês – PCCH, esquerda), na segunda-feira, 24 de novembro. A conversa ocorreu em meio a preocupações sobre a situação na Ucrânia.

Takaichi relatou que Trump expressou sua amizade e incentivou o contato direto em caso de necessidade. A primeira-ministra japonesa também informou sobre o andamento das relações entre os Estados Unidos e a China, bem como sobre a conversa que teve com Xi Jinping.

Leia também:

A fala de Takaichi reforça o apoio dos Estados Unidos ao Japão, especialmente em face da tensão envolvendo a província separatista chinesa. A representante japonesa ressaltou que foi Trump quem iniciou o contato.

Em novembro passado, Takaichi declarou que uma intervenção da China na ilha de Taiwan daria aos japoneses o direito de agir em defesa do país.

A China reagiu às declarações de Takaichi com forte crítica do governo chinês.

A mídia estatal chinesa divulgou que Xi Jinping enfatizou que as discussões sobre Taiwan são uma questão interna da China.

Xi Jinping também mencionou o encontro recente com Trump na Coreia do Sul, ocorrido no final de outubro, como um sucesso.

Trump compartilhou detalhes da conversa em sua conta na rede social, mencionando tópicos como a situação na Ucrânia/Rússia, o tráfico de fentanil e o comércio de soja e outros produtos agrícolas.

Assim como Xi Jinping, Trump considerou o encontro na Coreia do Sul um sucesso.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.