Uma intensa massa de ar polar avança sobre o Brasil, reduzindo as temperaturas e provocando um clima de pré-inverno nas regiões Sul e Sudeste. O frio rigoroso, que deverá durar nos próximos dias, motivou a Defesa Civil do estado de São Paulo a emitir um alerta sobre baixas temperaturas, enquanto a Região Sul enfrenta risco de geada e já registrou fortes chuvas de granizo. A Defesa Civil de São Paulo alertou para a queda acentuada das temperaturas em todo o estado. Na Serra da Mantiqueira, os termômetros podem atingir apenas 2°C. Em áreas como o Vale do Ribeira, Campinas e Vale do Paraíba, a mínima prevista é de 8°C. Na Região Metropolitana de São Paulo e em cidades como Bauru e Ribeirão Preto, a previsão é de 9°C. As temperaturas máximas também não sobem muito, com a capital paulista devendo registrar máxima de apenas 17°C.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Região Sul, o frio é ainda mais intenso. Há previsão de geada para o Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o sul do Paraná. O fenômeno deve se repetir nos próximos dias. Além disso, a região já sentiu os efeitos do tempo severo com uma forte chuva de granizo que atingiu a Serra Catarinense e a região de São Joaquim (RS). As estradas ficaram cobertas por uma camada de gelo, dificultando o trânsito e criando cenários que se assemelhavam à neve. Em Porto Alegre (RS), a máxima não deve passar dos 16°C.
Com o centro-sul em preparação para o frio, o tempo seco predomina na maior parte do Brasil Central, abrangendo a Região Centro-Oeste e o interior do Nordeste, devido à baixa umidade do ar. As chuvas se concentram em áreas restritas, como a faixa leste do Nordeste, pontos da Região Norte e, de forma fraca e isolada, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. O calor intenso persiste nas regiões Norte e Nordeste, com temperaturas máximas que excedem os 30°C em capitais como Palmas (TO) e Cuiabá (MT).
LEIA TAMBÉM!
Com informações de Paula Nobre.
Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan