Frederick Wassef, advogado de Jair Bolsonaro, é condenado por injúria racial em caso polêmico

Frederick Wassef, advogado de Jair Bolsonaro, é condenado por injúria racial após ofensas a atendente de pizzaria. Entenda os detalhes dessa polêmica!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Advogado de Jair Bolsonaro é condenado por injúria racial

Frederick Wassef, advogado da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi condenado por injúria racial nesta quarta-feira (17). A decisão se deu em razão de um incidente em que ele teria se referido a uma atendente de pizzaria como “macaca”, entre outras ofensas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pena imposta foi de 1 ano e nove meses, que poderá ser convertida em medidas restritivas de direitos. Wassef ainda pode recorrer da sentença em liberdade.

Além da pena, o juiz estipulou uma multa de R$ 6 mil, corrigida com juros desde 2020, a título de dano moral à vítima. A decisão judicial destaca que algumas expressões têm um significado ofensivo claro, citando que a palavra “macaca” expressa desprezo e escárnio, evidenciando a intenção lesiva do réu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda o caso

O incidente ocorreu em outubro de 2020, em uma pizzaria localizada em um shopping no Lago Norte, um bairro de Brasília. Na ocasião, Wassef teria se negado a ser atendido por uma funcionária negra, afirmando: “Não quero ser atendido por você. Você é negra e tem cara de sonsa e não vai saber anotar meu pedido”.

Em seguida, ele teria segurado o braço da jovem, que na época tinha 18 anos, e a arrastado até a cozinha, onde jogou uma caixa de pizza no chão e mandou que ela a recolhesse.

LEIA TAMBÉM!

Em novembro, um mês após o primeiro incidente, Wassef retornou ao local e ignorou a mesma atendente quando ela ofereceu os serviços da pizzaria. Uma outra funcionária o atendeu. Após a refeição, ele se dirigiu ao caixa e criticou a comida, chamando-a de “uma merda”.

Nesse momento, voltou a ofender a atendente, dizendo: “Você é uma macaca! Você come o que te derem!”. Essas informações estão registradas nos relatos do processo.

Frederick Wassef já atuou como advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro e também defendeu Flávio Bolsonaro (Republicanos). A CNN Brasil entrou em contato com Wassef para obter esclarecimentos e aguarda uma resposta.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

Sair da versão mobile