França rebate Trump sobre preços de medicamentos e esclarece: Macron não define valores! Descubra os detalhes dessa polêmica declaração e a resposta oficial.
A França contestou, nesta quarta-feira (21), as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou ter pressionado Emmanuel Macron a elevar os preços dos medicamentos. Em uma postagem no X, a Presidência francesa esclareceu que Macron “não define” os preços dos medicamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado do Palácio do Eliseu destacou que os preços são regulados pelo sistema de segurança social e, na verdade, permaneceram estáveis. “Qualquer pessoa que já tenha entrado em uma farmácia francesa sabe disso”, afirmou a nota, que foi divulgada em inglês e francês.
A resposta da França incluiu um GIF de Trump com a frase: “NOTÍCIAS FALSAS”. O tweet dizia: “Está sendo alegado que o presidente aumentou o preço dos medicamentos. Ele não define seus preços. Eles são regulamentados pelo sistema de segurança social e, de fato, permaneceram estáveis.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante um discurso na mesma quarta-feira (21), Trump afirmou que Macron concordou em aumentar os preços dos medicamentos após uma ameaça de impor “uma tarifa de 25% sobre tudo o que vendem para os Estados Unidos e uma tarifa de 100% sobre vinhos e champanhes”.
Trump ainda mencionou que Macron, junto com outros líderes mundiais, levou cerca de “três minutos” para aceitar suas exigências.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.