Fortaleza se despede de Tinga após ciclo marcante
Nesta segunda-feira (22), o Fortaleza anunciou a saída do lateral-direito Tinga, encerrando um dos períodos mais significativos da história do clube. O atleta, que tinha contrato até dezembro de 2026, teve seu vínculo rescindido em comum acordo. Tinga se despede do Leão do Pici como um dos jogadores mais importantes da trajetória do time.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com 389 partidas oficiais e 26 gols marcados, ele se tornou o terceiro jogador que mais vestiu a camisa tricolor e o segundo com mais títulos conquistados. Ao longo de nove temporadas, sendo oito delas consecutivas, Tinga conquistou dez troféus com o Fortaleza, incluindo seis Campeonatos Cearenses (2015, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023), a Série B do Campeonato Brasileiro em 2018 e três Copas do Nordeste (2019, 2022 e 2024).
Contribuições e legado de Tinga
O Fortaleza destacou em nota oficial as contribuições relevantes de Tinga, como a conquista do terceiro lugar na Copa do Brasil de 2021 e duas participações no G4 do Campeonato Brasileiro. O lateral também disputou três edições da Copa Libertadores, alcançando as oitavas de final em duas delas, além de três participações na Copa Sul-Americana, incluindo o vice-campeonato em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da forte identificação com a torcida e sua importância no elenco, o desempenho de Tinga apresentou queda nas últimas duas temporadas, o que levou a diretoria a considerar que este era o momento certo para encerrar seu ciclo no clube. Na despedida, o Fortaleza expressou sua gratidão ao jogador pela “entrega de amor, respeito e honra ao Leão do Pici”.
A nota oficial do Fortaleza
O Fortaleza Esporte Clube comunicou a rescisão contratual com Tinga, que tinha vínculo até abril de 2026. A história do jogador com o clube é considerada singular, tendo vestido a camisa 2 por nove temporadas e proporcionado grandes alegrias à torcida.
LEIA TAMBÉM!
Com 389 jogos e 26 gols, Tinga se tornou o terceiro atleta com mais atuações pelo clube.
Além dos títulos conquistados, o ídolo tricolor deixou um legado de momentos inesquecíveis, como a assistência para o gol de Cassiano em 2015 e o gol que garantiu a classificação para a final da Copa Sul-Americana em 2023. Tinga também representou a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2015, sendo elogiado por sua dedicação em campo.
O Fortaleza agradece ao capitão Tinga pela sua inigualável entrega e deseja sucesso em seus próximos desafios na carreira.
