Fórmula 1: A emocionante decisão do campeonato acontece em Abu Dhabi, com Lando Norris e Oscar Piastri da McLaren desafiando Max Verstappen da Red Bull
No próximo domingo, a Fórmula 1 definirá seu campeão em Abu Dhabi. Lando Norris e Oscar Piastri, da McLaren, estão determinados a impedir que Max Verstappen, da Red Bull, conquiste seu quinto título consecutivo. Norris é o favorito, 12 pontos à frente de Verstappen, e precisa apenas de um pódio para garantir a vitória, independentemente do vencedor da corrida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A temporada atual, marcada por reviravoltas e surpresas, é a última antes de uma nova era no esporte, que contará com 11 equipes e novas regras. Todos os três candidatos têm sete vitórias cada, prontos para um emocionante desfecho que promete ser digno de um filme de ação da F1.
Norris, que venceu a corrida de abertura em Melbourne, estava 34 pontos atrás de Piastri no final de agosto, mas conseguiu reverter a situação com uma sequência de vitórias. Ele já venceu em Abu Dhabi no ano passado, após uma disputa acirrada com Verstappen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Verstappen, que pode se igualar a Michael Schumacher como o único piloto a conquistar cinco títulos consecutivos, teve uma recuperação impressionante, saindo de 104 pontos atrás de Piastri no final de agosto. Ele venceu as últimas corridas e está confiante para a corrida em Abu Dhabi, onde já obteve quatro vitórias consecutivas.
Uma nova vitória, com Norris fora do pódio, garantiria o título para Verstappen. A McLaren, que teve problemas em Las Vegas, busca não deixar escapar a chance de conquistar o título de construtores, após uma temporada histórica.
Enquanto o drama do título se desenrola, outras equipes também buscam pontos importantes. A Mercedes e a Red Bull disputam o segundo lugar, com a Mercedes em vantagem. Esta corrida será a última de Yuki Tsunoda na Red Bull, que dará lugar a Isack Hadjar na próxima temporada.
A Ferrari tem uma última oportunidade de vencer em 2025, enquanto Lewis Hamilton enfrenta uma temporada sem pódios. A Sauber, prestes a se tornar a equipe de fábrica da Audi, e a Alpine, que usará motores Renault pela última vez, também buscam melhorar suas posições na tabela.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.