Ford e Volkswagen lucram com venda de modelos icônicos: GTI e Mustang

Alemanha registra demanda explosiva: 350 pedidos do Golf GTI em fim de semana; EUA: Mustang esgota em hora!

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(Imagem de reprodução da internet).

Mustang e a Busca pelo Colecionador Ideal

O empresário Manoel Cintra, um apaixonado por carros clássicos, tentou adquirir um dos 200 exemplares do Mustang GT Performance Manual 2025 que a Ford importou em maio. A marca ofereceu um lote limitado, mas a demanda superou a oferta, esgotando o estoque em apenas uma hora. “Limitando a oferta, você gera exclusividade e cria desejo. Mas nenhum vendedor, ou mesmo a Ford, entrou em contato comigo. Então, assim como eu, acredito que diversos clientes potenciais não foram atendidos. Isso gera também uma frustração, um sentimento de não pertencimento. Por que para alguns o carro foi ofertado e para outros não?”, indagou Cintra.

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Preços e Especulação

Cintra observou que, além do preço oficial de R$ 600 mil, algumas unidades estavam sendo vendidas por R$ 720 mil, um valor significativamente superior. Ele criticou a especulação, mencionando que as marcas deveriam focar em atender entusiastas e colecionadores, em vez de revendedores. A marca estabeleceu uma cláusula de recompra no contrato para garantir que o modelo fosse destinado a colecionadores e evitar preços abusivos.

Estratégias de Venda

A situação inspirou a Volkswagen a adotar uma estratégia similar, disponibilizando apenas 350 unidades do Golf GTI com câmbio manual, também por R$ 430 mil, e esgotando-o em um fim de semana. A empresa encomendou um lote adicional de 150 unidades após a alta demanda. A marca também estabeleceu a preferência de recompra para garantir que o modelo fosse destinado a colecionadores.

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Fatores Psicológicos e Tradição

O consultor Marcos Bedendo ressaltou que essas ações são direcionadas a indivíduos apaixonados por carros, com forte envolvimento com a marca ou modelo, e capacidade de pagar valores altos. Ele explicou que o fator psicológico da escassez, aliado à tradição e confiabilidade das marcas, contribui para o sucesso dessas estratégias. O consultor Filippo Vidal complementou, destacando que o apelo da performance a combustão, com motores V8 potentes e barulhentos, é um fator crucial para atrair o “público-raiz” do Mustang.

Contexto do Mercado e Eletrificação

O professor Murilo Moreno da ESPM enfatizou que a Ford e a Volkswagen não pertencem ao grupo de marcas premium, o que torna a exclusividade um fator importante. Ele também apontou para o contexto atual do mercado nacional, com o investimento massivo de marcas chinesas, e a necessidade da Volkswagen de reforçar atributos da marca, para garantir o perfil de cliente menos ligado nas novidades que as chinesas estão trazendo e mais na tradição e na confiabilidade. Cintra ainda sonha com o Mustang que perdeu: “Não desisti do carro. Se abrissem outro lote de 200 unidades, certamente tentaria de novo”.

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Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.

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